Aconteceu na cidade de Mariana, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. O governador assinou decreto, transferindo, simbolicamente, a capital do Estado para Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira, que esse ano comemora 316 anos de fundação. A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o "Dia de Minas", quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana.
Durante a solenidade foram agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais personalidades mineiras e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Entre os condecorados, está o Deputado Federal Eros Biondini que realiza diversos projetos, no Congresso Nacional, de apoio a Minas Gerais e um defensor do combate às drogas que assolam todo o Estado. "Como mineiro é uma honra poder receber essa medalha de valor tão significante e que mostra o reconhecimento do trabalho que realizamos em prol do nosso querido Estado de Minas Gerais", exaltou o dep. Eros Biondini.
O Deputado Federal Eros Biondini é cidadão Paracatuense, uma vez que foi aprovado na Câmara o pedido do Presidente da casa, Vereador João Macêdo, concedendo o título de Cidadão Honorário de Paracatu ao Deputado Mineiro.
História da Medalha
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.
Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.
No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.
Foto: Carlos Alberto ALMG