Um grupo de 34 acadêmicos da Faculdade FINOM, de Paracatu, dentre eles representantes de diversas cidades da região Noroeste e Alto Paranaíba, participaram na semana passada de um dos eventos ambientais mais esperados da atualidade, a Rio +20, tendo como pauta principal a “economia verde”. A Rio + 20 marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio 92 ou Eco 92).
Paralelamente à Rio +20, o grupo participou da Cúpula dos Povos, evento que faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica. É organizado pela sociedade civil global que está acontecendo nos dias 15 a 23 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
A participação no evento foi organizada por iniciativa dos próprios alunos da Instituição FINOM, que tiveram a oportunidade de participar da Cúpula dos Povos na Rio +20 dentre os dias 15 á 17 de junho e conhecer nos momentos livres os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, de tal forma que além de proporcionar um enriquecimento de seus conhecimentos tiveram a possibilidade de trocar experiências com pessoas de vários estados do Brasil e também de outros países.
O grupo participou também da 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais – CONEG, ocorrido no Centro de Tecnologia da UFRJ/Fundão, no Rio de Janeiro que foi um dos maiores fóruns do movimento estudantil com a participação das principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs, Executivas de Curso e observadores que teve como tema principal “Brasil +10: Desenvolvimento nacional e Justiça ambiental” onde foram discutidos temas sobre educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia e mobilidade urbana.
A participação no evento contou o apoio das empresas Arbore Consultoria Ambiental, Laticínio Dona Elena, Sicoob Credivaz, Protegge Comercial, Faculdade FINOM e Arbore Serviços, que acreditaram no potencial do evento e contribuíram com camisetas personalizadas para todo o grupo.
De acordo com Déborah Costa, Analista Ambiental da empresa Arbore Consultoria Ambiental, “O evento possibilitou e nos deu a oportunidade de conhecer a força política dos povos quando organizados e o poder de mobilizar o Brasil e o mundo em prol da causa ambiental. Além disso, também tivemos oportunidade de estarmos presentes e participar de discussões, palestras, oficinas e debates entre diversas organizações e movimentos sociais sobre resolução dos graves problemas enfrentados pela humanidade nos dias atuais”.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.