Os vereadores paracatuenses aprovaram em 1º turno, por unanimidade, na noite de ontem, o Projeto de Lei nº 33/2009 do vereador Glewton de Sá, que "autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênio com escolas particulares do município para fins de adesão ao programa municipal de bolsas de estudos, e dá outras providências."
Em pronunciamento na tribuna, o proponente ressaltou a necessidade do poder público oferecer condições aos estudantes de baixa renda a cursarem o nível superior: "todos sabemos da impossibilidade das famílias de baixa renda de custearem um curso superior para seus filhos. Portanto, este projeto visa, através de incentivos fiscais por parte da prefeitura, celebrar convênios com as faculdades particulares do nosso município para que algumas bolsas de estudos possam ser disponibilizadas, atendendo aos anseios destes estudantes menos favorecidos financeiramente, para que eles possam cursar uma faculdade", enfatizou Glewton.
O vereador citou, como exemplo, o curso de Medicina: "sabemos que muitos estudantes de escolas públicas têm o desejo de estudar Medicina, e sabemos também, que grande parte deles tem a real aptidão para a profissão. No entanto, estas aptidões são desperdiçadas diante do alto custo do curso, que gira em torno de 3 mil reais mensais, o que configura uma injustiça social. É papel do poder público tentar reduzir estas injustiças, oferecendo, principalmente aos mais necessitados, condições de se aperfeiçoar e construir um futuro melhor. Estamos felizes com o apoio dos nosso colegas vereadores a esta tão importante iniciativa", afirmou Glewton, após a sessão plenária.
O líder da bancada de situação enfatizou que o projeto se extende a todos os cursos superiores disponíveis nas faculdades particulares paracatuenses que desejem celebrar o convênio.