Reforma eleva a qualidade e a capacidade de atendimento médico na cidade
Paracatu inicia o ano com uma conquista importante para a saúde pública: a entrega da segunda etapa da reforma do Hospital Municipal, que agora conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ampliada. A reforma do hospital é fruto de parceria da Prefeitura Municipal de Paracatu e a Kinross, que destinou R$ 10 milhões para viabilizar as obras. A cerimônia de entrega acontecerá nesta quinta-feira, 16/1, às 09 horas, com a presença de autoridades locais.
“É um marco histórico na saúde de Paracatu e da região podermos entregar à população uma das mais modernas e completas UTIs do interior de Minas Gerais. Importante lembrar que a nova UTI, que saltou de oito para 16 leitos, é parte do maior projeto de reforma da história do nosso Hospital Municipal, para o qual já entregamos também um novo Pronto-socorro e ainda entregaremos a reforma completa de toda a estrutura restante. Todo esse trabalho é prova de que a população ganha muito com a parceria Kinross-Prefeitura”, afirmou o prefeito da cidade, Igor Santos.
A UTI foi completamente reformulada e ampliada de oito para 16 leitos, dois deles com isolamento total para casos mais graves. Com isso, o hospital passa a ter maior capacidade de atendimento à população da cidade e da região, com melhores condições de trabalho para os profissionais e com reflexos na atenção mais humanizada aos pacientes.
Foram realizados também serviços no telhado, instalações elétricas e estrutura do edifício, além da aquisição de novos equipamentos. O hospital recebeu também um novo gerador de energia, para atuação em casos de falta de eletricidade e as equipes de manutenção já estão treinadas para operar o equipamento nos casos de necessidade.
Para Gilberto Azevedo, presidente da Kinross, “contribuir com a saúde pública é parte do nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida das pessoas. A entrega dessa etapa do Hospital reforça nosso papel como parceiros no crescimento de Paracatu. Esta obra é um reflexo do diálogo, da escuta e da união de diferentes setores para construção de um legado importante para todos”.
Reforma em etapas
A primeira etapa da reforma, entregue em julho de 2024, trouxe melhorias significativas para o atendimento à saúde. Foram construídas quatro novas enfermarias de pronto atendimento, destinadas a casos críticos e equipadas com gases medicinais, uma sala de medicamentos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Essa etapa também incluiu a instalação de um sistema de climatização e a aplicação de piso em porcelanato, de acordo as exigências das normas reguladoras.
Além disso, o antigo pronto-socorro foi completamente reformado, a partir da renovação da pintura interna e externa, modernização das instalações elétricas e substituição do mobiliário. A construção de um novo piso nas áreas externas melhorou a drenagem pluvial e ampliou o espaço para o estacionamento de ambulâncias e veículos, contribuindo para uma organização mais eficiente do local.
Fonte: Marco Paulo Bahia – Oficina Ci