Os eventos, que se estendem até o dia 2 de julho, têm por objetivo reunir as demandas relativas à segurança alimentar e nutricional que irão ser apresentadas nas conferências Estadual e Nacional, com o intuito de fortalecer as políticas públicas na área em Minas e no Brasil.
O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, dom Mauro Morelli, ressalta a importância de que todos contribuam com a sua participação nas conferências regionais. "Reunimos para pensar um Brasil livre da miséria e da fome. Vinte e cinco conferências regionais trazendo dos municípios a vontade de ver esse direito conhecido e reconhecido. O direito a viver com dignidade e esperança, sem faltar às pessoas aquilo que é vida para nós, o alimento”, enfatiza.
Ainda serão realizados encontros em Almenara, Viçosa, Pompéu, Muriaé, Tiradentes, Teófilo Otoni, Uberlândia, Belo Horizonte, João Monlevade, Lavras, Paracatu, Passos, Alfenas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba, Capelinha, Caratinga e Patos de Minas. Nessa etapa regional, são definidos 15 representantes de cada grupo, que participarão da Conferência Estadual. Inicialmente, os próprios municípios se organizaram e realizaram conferências municipais, pré-requisito para integrarem os grupos regionais.
Já para a Conferência Nacional, o Consea-MG possui 81 vagas para representantes, definidos a partir do encontro estadual.
Conferência Estadual
A 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto e abordará o tema “Alimentação saudável, adequada e solidária: direito humano básico”. Os objetivos são avaliar os avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, através da promoção da política de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito estadual.
Deverão ser discutidas as diretrizes, programas, ações do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no âmbito do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) 2012/2015, e, ainda, as prioridades para o fortalecimento das políticas de apoio à agricultura familiar. Além disso, a Conferência Estadual vai propiciar o intercâmbio e o compartilhamento de experiências entre as Comissões Regionais e eleger os delegados para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada entre os dias 7 e 10 de novembro de 2011, em Salvador (BA).
Dom Mauro Morelli destaca o papel de Minas Gerais, fundamental para o avanço nas políticas públicas voltadas ao direito básico da alimentação no Brasil. “Minas foi o primeiro estado das Américas, para não dizer do mundo, que tomou uma posição fundamental, definindo que comer e beber para viver é um direito humano básico”, finaliza.
