Noroeste e Alto Paranaíba recebem representantes de cooperativas de crédito de Rondônia em missão técnica
Representantes de cooperativas de crédito de Rondônia participaram, de 7 a 11 de outubro, de uma missão técnica nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba de Minas Gerais. O grupo, conduzido pelo time do Sebrae Minas na regional, busca referências exitosas no relacionamento da entidade e parceiros com o sistema cooperativista de crédito. A imersão de uma semana contou com programação nas cidades de Paracatu, Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Patrocínio.
Os 14 participantes da missão encontraram com diretores e colaboradores do sistema Sicoob, entre eles: Coopacredi; Credicarpa; Credipatos; Credigerais; Credichapada; Credipinho; Credivaz; e Sicoob Noroeste de Minas. Além disso, aprenderam sobre a cultura, gastronomia e história dos municípios visitados, por meio de atividades como: guiamento no centro histórico de Paracatu; degustação de cafés e queijos em Carmo do Paranaíba; visita ao Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam); e tour pela Rota do Café do Cerrado, em Patrocínio, passando pela Expocacer, cafeteria Dulcerrado e fazenda da Família Montanari.
Para o gerente do Sebrae Minas Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, a troca de ideias entre os estados é importante para buscar o melhor caminho de atuação das instituições no desenvolvimento econômico e social. “A nossa região é uma grande referência de como parcerias estratégicas e alinhadas ao propósito das instituições podem fazer a diferença na vida dos empreendedores e da sociedade em geral”, afirma.
De acordo com o diretor-técnico do Sebrae Rondônia, Alessandro Macedo, a troca de experiências permitiu levantar iniciativas e conhecer as boas práticas aplicadas pelo Sebrae Minas e as cooperativas locais. “Buscamos inovar em nossa atuação, em especial, buscando bons exemplos em outros estados. Ao invés da gente tentar inventar a roda, estamos vendo o que está dando certo e levando para lá”, comenta.
Aplicação prática
Com 1,5 milhão de habitantes, Rondônia é um dos estados menos populosos do Brasil, mas, de acordo com o presidente do Conselho da Central do Sicoob Norte, Altair Schramm, possuiu um sistema cooperativista de crédito forte e consolidado. “Ficamos impressionados com o modelo de trabalho dos mineiros. Pegamos algumas experiências de associações muito organizadas, com capacidade de transformar o pequeno produtor, e o microempreendedor, dando condições para ele ser grande. Agora, precisamos colocar em prática o que vivenciamos com as cooperativas de Minas Gerais e consolidar ainda mais a nossa atuação em Rondônia”, diz.
Já a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB Rondônia, Jorgelene de Matos, destaca que a intercooperação entre os estados vai fortalecer ainda mais a parceria entre as cooperativas de créditos e o Sebrae da região. “Acredito que podemos utilizar mais essa expertise do Sebrae para avançarmos no desenvolvimento cooperativista, valorizando em especial os três pilares da educação: financeira, empreendedora e coletiva”, finaliza.