FliParacatu chega ao terceiro dia com extensa programação para o público

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Atividades sobre literatura regionalista, oralidade, batalha de rimas e muito mais estão na programação de sexta-feira, 30 de agosto

Celebrando a literatura na cidade onde nasceu um dos principais nomes da literatura regionalista, Afonso Arinos, o Fliparacatu chega ao terceiro dia de programação nesta sexta-feira, 30/08.

O tema do 2.º Fliparacatu é “Amor, Literatura e Diversidade”, e acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro. Todas as atividades são gratuitas. A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

As atividades no Palco Afonso Arinos começam às 8h30, quando a escritora infantojuvenil Alessandra Roscoe apresenta sua palestra “Tudo o que cabe num livro”. Ao mesmo tempo, na Praça da Leitura, a oficina Bolhas é ministrada para o público em geral. Logo em seguida, no mesmo local, entra em cena o projeto Rotary Kids: livro em movimento, gerando leitores. Outra oficina será realizada às 14h: a de bonecas abayomi, bonecas de pano negras criadas em 1987 pela artesã maranhense Lena Martins. As bonecas são nomeadas segundo um termo de origem em iorubá, significando felicidade ou alegria. 

As demais palestras para o público infantojuvenil serão realizadas no Auditório Afonso Arinos. Tino Freitas e o italiano Emanuele Arioli se unem para apresentar a mesa “Palavra também é brinquedo”, às 9h30, e Marco Haurélio, Leo Cunha e Estevão Ribeiro entram em cena às 14h, apresentando a literatura de cordel e outros jogos poéticos. As mesas de debate infantojuvenis desta sexta-feira são finalizadas às 15h, quando Tino Freitas convida Afonso Borges, idealizador e curador do Fliparacatu, para subir ao palco e participar de mais uma apresentação de “Palavra também é brinquedo”.

Programações nacional e internacional

Dando início à programação voltada para o público adulto, Afonso Borges, Carlos Starling e Bianca Santana se unem na Casa Kinross, às 15h.

De volta ao Auditório Afonso Arinos, Monica Sifuentes, Eliane Marques e Jamil Chade se encontram às 16h.

Logo em seguida, às 17h, é a vez de Ruth Manus, Lívia Sant’Anna Vaz e Zeca Camargo subirem ao palco. Emanuele Arioli, Bianca Santana e Paulo Lins se reúnem às 18h, e Joca Reiners Terron, Trudruá Dorrico e Tom Farias, às 19h.

Joana Silva, Myriam Scotti e Sérgio Abranches se encontram às 20h, antecedendo uma fala de Jéferson Assumção, diretor do Ministério da Cultura, às 21h.

Logo após, às 21h15, Igiaba Scego, Geni Núñez e Jamil Chade encerram a programação do dia 30 de agosto, sexta-feira, voltada para o público adulto.

Academia de Letras do Noroeste de Minas

A Academia de Letras do Noroeste de Minas recebe escritores e leitores ao longo do dia. Logo de manhã, às 9h, será realizada a entrega do 1.º Prêmio Literário Afonso Arinos, em comemoração do aniversário de 3 anos da Fundação de Arte de Ouro Preto – Faop.

O evento é promovido pela ALNM com o Fliparacatu e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia, Biblioteca Municipal, Fundação Casa de Cultura de Paracatu e Fundação de Arte Ouro Preto. A premiação, em dinheiro, é voltada para jovens escritores com idade mínima de 9 anos, matriculados na rede de ensino paracatuense. O tema da edição de estreia é o “ser” e o “sertão” mineiros, com olhares voltados para as tradições, as lendas, os costumes e as vivências do sertão registrados na obra de Afonso Arinos.

Em seguida, às 10h, Marcos Sílvio Pinheiro e Helen Ulhôa Pimentel conversam sobre o papel da oralidade na compreensão da literatura sertaneja. Alessandra Machado Pereira Dias, Carol Campos de Carvalho e Daniela Prado, presidente da ALNM, abordam as influências estrangeiras de Afonso Arinos, antevendo a identidade nacional brasileira, às 15h, finalizando as atividades da programação local da sexta-feira.

Na Praça da Economia Criativa, onde é possível conferir os empreendimentos dos paracatuense, também está localizado o Coreto, que recebe, às 20h, a Batalha da Galeria, que promoverá uma batalha de rimas cultural.

Todas as atividades do 2.º Fliparacatu são gratuitas. Para mais informações sobre o Festival, acesse o site: fliparacatu.com.br

Serviço:

2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button