A Nexa Resources anunciou a assinatura de um acordo definitivo para alienar seu Complexo Morro Agudo, localizado em Minas Gerais. O complexo, composto pelas minas Morro Agudo e Ambrósia, foi adquirido pela Casa Verde Holding Ltda. pelo valor total de US$ 16 milhões (cerca de R$ 80 milhoes de reais).
A Casa Verde tem planos de transformar o Complexo Morro Agudo em um complexo de produção de calcário. A aquisição inclui todos os ativos, direitos superficiais e minerários, equipamentos e estoques relacionados ao complexo, exceto os ativos do projeto Bonsucesso. A Casa Verde será responsável pelo fechamento futuro da mina, incluindo o descomissionamento de instalações de armazenamento de rejeitos e um plano de remediação, se necessário.
A conclusão da operação está sujeita a condições precedentes habituais, incluindo uma reestruturação societária dos ativos do Complexo Morro Agudo. A Nexa informa que a produção do complexo representa aproximadamente 5% e 6% da produção de zinco e chumbo da empresa, respectivamente, mas a orientação consolidada para 2024 permanece inalterada.
O CEO da Nexa Resources, Ignacio Rosado, destacou que a venda do Complexo Morro Agudo faz parte da estratégia da empresa para maximizar valor e melhorar a geração de fluxo de caixa e retornos. O fechamento da transação está previsto para ocorrer entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, sujeito ao cumprimento das condições acordadas.