TJMG confirma despejo da Faculdade Finom por falta de pagamento de aluguel e dívida com credores passa de R$ 8,5 milhões de reais

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Uma das principais instituições de ensino superior da cidade de Paracatu será despejada por falta de pagamento de aluguéis. A dívida total entre aluguéis e pagamento do contrato de venda, já ultrapassa 8,5 milhões e a justiça confirmou despejo.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou neste terça-feira (27/02) uma certidão de Trânsito em Julgado de um processo que pede o despejo da Faculdade Finom Tecsoma do imóvel em que está instalada na MG 188. Isso significa o fim do processo e ganho de causa ao proprietário do imóvel.

A ação foi impetrada pelo Centro Brasileiro de Educação e Cultura Ltda, antiga mantenedora e dona do imóvel, contra a Única Educacional Ltda de propriedade do empresário Ruy Muniz e sua esposa, a ex-deputada federal, Tânia Raquel de Queiroz Muniz. Os dois eram fiadores no contrato de aluguel que não teve nenhuma parcela paga.

O último calculo oficial apresentado em fevereiro de 2023 já ultrapassava os R$ 8,5 milhões de reais entre aluguéis e o próprio pagamento da venda da instituição.

Após condenação à rescisão contratual e despejo proferida em julho de 2022, onde o juiz da comarca de Paracatu, Dr. Fernando Lino dos Reis, fixou o prazo de seis meses para seja feita a desocupação voluntária do imóvel, o que não aconteceu, a discussão foi levada à segunda instancia.

De acordo com a advogada da instituição, Dra Patrícia Moreira, “após perder a causa em segunda instância, tentaram levar a discussão para o STJ através de um recurso especial, mas o próprio tribunal de Justiça de Minas Gerais, impediu o julgamento por entender que se tratava de uma estratégia protelatória dos advogados da FINOM.”

“-Os desembargadores entenderam que o recurso não atendia os princípios a admissibilidade, declarando que estava correta a decisão em primeira instância, pois além de não pagar aluguel desde fevereiro de 2019, além de descumprirem outras cláusulas do contrato.” Explicou a advogada.

Caso a Faculdade Finom não desocupe o imóvel, pode ser feito o despejo com uso da força policial.

O que dizem os acusados

Tentamos contato a advogada Dra Marilda Marlei, de Montes Claros que representa a empresa Única Educacional, que adquiriu a Faculdade FINOM Tecsoma e posteriormente repassou à Associação Universitária Santa Úrsula, para que se manifestasse sobre o despejo, mas não obtivemos retorno.

Tentamos contato também com o empresário Ruy Muniz, ex prefeito de Montes Claros que adquiriu a Faculdade e à época prometeu grandes investimentos na região, mas ele não retornou nosso contato, não respondeu às mensagens e nos bloqueou nas redes sociais, onde ostenta um padrão de vida bem diferente daquele perfil de um homem que acumula dívidas que ultrapassam os 100 milhões de reais.

XMCred Soluções Financeiras