Na reunião da Câmara Municipal dessa segunda-feira (04/12), a sra Ana Cecília Doroteu Santana, mãe de 3 filhos e moradora do bairro Paracatuzinho, e representante subiu à tribuna do Legislativo para questionar o governo, bem como a atuação dos parlamentares, sobre a prioridade na distribuição de vagas nas creches municipais de Paracatu.
“-Hoje quem fala com vocês é uma mãe de três filhos, e o intuito da minha fala não é trazer o meu direito a ser assegurado e sim o de mais de 150 mães que estão na fila de espera, que diga-se de passagam, muda a cada dia. ” relatou Ana Cecília.
Durante sua fala, Ana pediu que os vereadores fiscalizem, pois segundo ela hoje o que se vê nas listas de espera são os grupos prioritários, que segundo ela não estão sendo respeitados. Ela afirmou que está na fila de espera há 10 meses, e que recebeu inúmeras mensagens de mães que estão na fila desde 2021 e um dos questionamentos é a oscilação na lista de espera e porque uma criança que entra hoje na fila de espera já ganha uma vaga e outras passam tanto tempo esperando.
“-Eu conversei com uma mãe estava na posição 16. No ano passado e hoje ela estão em 54.” Denunciou Ana Cecília que também associou a falta de fiscalização com a violência contra a mulher.
“-Eu vejo a minha vida profissional ser ceifada, pois quem não ganha um salário considerável não consegue pagar R$ 800,00 R$ 900,00 reais para uma pessoa olhar, por isso precisamos da ajuda de vocês, fala-se tanto nessa casa sobre violência contra mulher, mais isso é uma forma de violência, a gente tá tendo o direito de dar seguimento na nossa vida profissional ceifada”, disse.
Para a denunciante, o “apadrinhamento político” tem prejudicado as mães, mulheres e tendo seus direitos violados.
“-Infelizmente essas 154 mães que estão na fila não passaram por esse batismo porque não tem esse padrinho. Peço que o Secretário esclareça para vocês porque existem crianças que entram hoje na fila e conseguem vaga na creche. Será que é porque é filha de uma pessoa do administrativo da creche? Ou é prima de um assessor parlamentar de um Vereador?” Questionou Ana Cecília.
Repercussão entre os Vereadores
O assunto se estendeu até o momento dos assuntos relevantes, quando Vereadores podem “comentar, elogiar e questionar” assuntos diversos.
Dênis Brasileiro (Republicanos), Dênis Dantas (PDT) e Paulinho do Transporte (PSDB) questionaram e uniram forças nas críticas aos “fura fila” das creches.
Já Paulinho Ferreira (PSD), entende que o caso é pura desonestidade dos cidadãos. “-Eu transfiro a responsabilidade para o cidadão, é desonestidade da pessoa que não precisa da vaga, que tem o tempo pra ficar com seu filho, que chega de carrão e tira a vaga de quem precisa.” Afirmou.