A Cemig realiza inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de distribuição de energia que atendem os clientes do Noroeste de Minas. A operação acontece nesta semana com o objetivo de garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos clientes da região, reduzindo ocorrências no sistema.
Nesta etapa, a Cemig vai inspecionar 1.364 quilômetros de linhas de distribuição que operam na faixa de tensão entre 69 e 138 kV. Essas linhas são responsáveis pelo transporte da energia elétrica em alta tensão e interligam as usinas a subestações geralmente localizadas próximo aos centros consumidores.
A operação envolve, ainda, as linhas que atendem as subestações da Cemig localizadas nos municípios de Arinos, Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Buritizeiro, Brasilândia, João Pinheiro, Unaí, Paracatu, Vazante, Lagoa Grande e Guarda-Mor. Além disso, as inspeções acontecem em linhas de distribuição que atendem clientes industriais de grande porte na região.
As inspeções são feitas com a utilização de um helicóptero que percorre toda extensão das linhas de distribuição, desde as usinas até as subestações, utilizando o Gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de distribuição e detectar possíveis pontos frágeis que, em seguida, recebem manutenções preventivas necessárias visando reduzir o risco de interrupções acidentais no fornecimento de energia.
Fonte: Cemig
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)