Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Kinross realizam estudo acústico de sistemas de emergência

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Amanhã e quarta-feira, dias 7 e 8 de novembro, será realizado um estudo acústico para avaliar o volume e o alcance dos sistemas de alerta de emergência das barragens da Kinross. Os testes acontecerão das 9h às 16h nas sirenes instaladas nas comunidades de Santa Rita, Machadinho, Lagoa de Santo Antônio e Cunha. É importante ressaltar que ninguém precisará paralisar as atividades, sair de casa ou do trabalho. Também não há necessidade de deslocamento para os pontos de encontro.

Cada uma das 11 sirenes será acionada individualmente, quatro vezes, por cerca de três minutos. Antes de cada acionamento, uma mensagem irá informar a todos de que se trata de um teste. Equipes estarão em campo para fazer as medições acústicas das sirenes e tirar quaisquer dúvidas das comunidades. Após os acionamentos e as medições de uma sirene, as equipes seguem para fazer o estudo em outro equipamento a assim sucessivamente, até a conclusão do trabalho em todas as sirenes.

Segurança
Equipes de Relações com a Comunidade e Barragem da empresa estiveram nas comunidades nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, véspera do estudo, para comunicar as comunidades e distribuir material informativo com orientações para os moradores sobre a realização do trabalho. Representantes indicados pelas comunidades vão acompanhar a ação, junto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as equipes técnicas da Kinross.

Simulado
O estudo acústico também serve para assegurar que todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento para a realização do simulado de emergência de barragens, marcado para acontecer no dia 23/11 às 10h, nas comunidades Santa Rita, Machadinho, Lagoa de Santo Antônio e Cunha. O exercício, executado anualmente em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros, tem como objetivo treinar os moradores sobre como proceder em situações de emergências. O exercício também é fundamental para avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM), bem como reforçar a cultura de prevenção da Kinross e o cuidado com as pessoas das comunidades, principalmente aquelas vizinhas às barragens de Santo Antônio e Eustáquio.

Reuniões preparatórias ao simulado serão feitas entre os dias 16 e 21 de novembro, para que as equipes da Kinross forneçam todas as informações necessárias para a realização do simulado, junto às comunidades mencionadas.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button