Mercado de Trabalho clama por Técnicos em Agro, Logística, Adm e Tecnologia

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Com uma vasta extensão de terras férteis, propícias para a produção agrícola e também pecuária, a região do Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, se destacam como principais polos de cultivo e pecuária do estado. No entanto, para que esse setor continue a prosperar e se desenvolver, é essencial investir em capacitação profissional por meio da oferta de cursos técnicos na área de agronegócio, logística, administração e tecnologia.

Além na natural convergência entre essas áreas também é perceptível a falta de mão de obra especializada e profissionais bem qualificados, por isso, sobram vagas e é cada vez mais frequente o investimento das empresas para a captação – e até pela disputa – de Profissionais nestes setores que crescem de maneira exponencial.

Na área de AGRONEGÓCIO, é importante que os produtores rurais e gestores de fazendas tenham conhecimento sobre gestão financeira, planejamento estratégico, marketing e vendas, além de técnicas específicas para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos produtivos. Com mais profissionais capacitados nesses aspectos, Paracatu, Unaí e toda a região podem atrair investimentos e consolidar sua posição como um dos principais centros do agronegócio na região.

A LOGÍSTICA também desempenha um papel crucial no agronegócio, pois está relacionada com o transporte e a distribuição dos produtos entre as diferentes etapas da cadeia produtiva. Um curso técnico nessa área auxiliaria na capacitação de profissionais aptos a otimizar a gestão de estoques, armazenamento, transporte e planejamento de rotas, garantindo a eficiência e redução de custos nas operações logísticas.

Além disso, a ADMINISTRAÇÃO E O SUPORTE À INFORMÁTICA E TECNOLOGIA se tornam essenciais para garantir o bom funcionamento dos negócios. O curso técnico nessa área proporciona um incremento de "Recursos Humanos" com conhecimentos sobre liderança, gestão de equipes, análise de mercado, elaboração de planos de negócio e estratégias de crescimento entre outros. Dessa forma, os profissionais estarão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesta explosão de oportunidades.

A formação de Profissionais Técnicos, garante não só o atendimento à demanda do mercado, mas também o desenvolvimento local, uma vez que investimentos em capacitação profissional contribuem para a qualificação da mão de obra, atração de empresas do setor e maior geração de empregos. Vale ressaltar também que os cursos possibilitam que os jovens da região tenham acesso a uma formação qualificada, evitando o êxodo rural, estimulando o crescimento sustentável das cidades, da região, potencializando seu crescimento econômico, valorizando a produção local e formando profissionais que atendam de fato às demandas do setor e toda a sua sua cadeia produtiva

* Profa. Gleice Ane Rodrigues Ordone é Graduada em Administração, Pós graduada em Gestão Empresarial, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button