Alimentos saudáveis, integração social e cidadania para a Comunidade de Paracatu. Esses são os frutos de uma parceria entre a Casa da Acolhida, instituição mantida pela Prefeitura de Paracatu e Cáritas, nas Hortas Comunitárias Agroecológicas, cultivadas e cuidadas com apoio de voluntários abrigados pela instituição.
Além da área na Casa de Acolhida, no bairro Paracatuzinho, duas outras Hortas Comunitárias são mantidas pela parceria, uma na Escola Josino Neiva, no Bairro Bom Pastor e outra na Escola Ada Santana no Povoado São Sebastião em parceria com a Cáritas Diocesana.
Para potencializar a atenção com as hortas comunitárias, a Cáritas Diocesana realiza uma série de ações de assistência. Ésio Nascimento, acompanha de perto cada um dos casos. “-Esta produção é o resultado concreto de uma parceria de grande valor para a comunidade e fundamental para a segurança alimentar”, explicou
Os alimentos produzidos incluem legumes, hortaliças e verduras, e abastecem, primeiro, a própria instituição que acolhe pessoas em situação de rua, parte é distribuída aos moradores dos bairros próximos e o excedente, doado ao Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal.
Jesué Araújo Mesquita, Coordenador da Casa de Acolhida lembra que os resultados vão além do que simplesmente produzir alimentos. “-Durante o período de permanência das pessoas em situação de rua na casa de acolhida, os abrigados de forma voluntária, participam de várias oficinas visando a integração social e uma delas é de horticultura nesta horta comunitária que é totalmente agroecológica e orgânica. Além de ser um trabalho gratificante, voluntários e profissionais que atendem os abrigados consideram que a atividade como uma terapia ocupacional que proporciona melhoria na questão psicológica ensinando habilidades de comunicação e empatia”, explica o idealizador do Projeto das Hortas Comunitárias.
Nesta segunda-feira (31/07) representantes do Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal estiveram na Casa de Acolhida recolhendo parte da produção que irá ser distribuída a famílias de baixa renda no município de Paracatu.
A Secretária Municipal de Cidadania, Ana Maria Andrade Silva, entende que “os projetos das hortas comunitárias produzem mais que alimentos saudáveis para a população”. “-Além de produzir alimento saudável, o projeto traz a terapia para os abrigados, traz consciência coletiva para a comunidade e o sentimento de que todos fazem parte dessa ação social. Essa consciência é muito importante na formação da cidadania”, enfatiza Ana Maria.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
#Sandman #Euphoria #Dahmer #TheBoys #news #blog #comunica #not #reporter #a #midiadigital #noroestemineiro #facebook #youtube #tradutor #google #hotmail #mercadolivre #whatsapp #gmail #globo #uol #google #tradutor #previsãodotempo #olx #traduzir #netflix #yahoo #messenger #jogos #instagram #whatsappweb #outlook #clima #minecraft #bol #covid19 #coronavirus #pandemia #paracatu #paracatumg
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.