O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nessa quarta-feira, 12 de abril, na Casa de Cultura de Paracatu, no Noroeste do Estado, a campanha PazEduc, projeto que tem o objetivo de reduzir a violência nas escolas. De iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Paracatu, o projeto busca promover ações educativas nas escolas, estabelecer atuação intersetorial e estreitar os laços com pais e responsáveis para a criação de uma cultura de paz na educação, inclusive, com a família presente em tempo integral na vida do aluno.
Participaram do lançamento da campanha, representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Delegacia Regional de Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar, além de integrantes de instituições de ensino.
Durante o evento, a promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim, à frente do projeto, falou sobre a campanha e ressaltou a necessidade de os pais, mães e responsáveis cuidarem dos seus filhos, observando sempre o conteúdo que acessam na internet, olhando o que carregam nas mochilas e dialogando abertamente com os jovens. “A campanha não tem o viés punitivo, mas sim educacional. Nosso objetivo é trazer os pais e a sociedade para o debate dentro do ambiente escolar. Queremos nos pautar em uma cultura de paz”, explicou a representante do MPMG.
Ela também falou sobre a importância de se criar programas, projetos e palestras com os próprios alunos que tratem de tema como bullying, racismo, machismo, homofobia, entre outros. Já o secretário de Educação de Paracatu, Tiago de Deus, destacou o papel da escola na função de incentivadora do desenvolvimento pleno, não apenas em matérias obrigatórias, mas também em habilidades artísticas, comunicacionais, socioemocionais, auxiliando assim crianças e adolescentes no autoconhecimento e na descoberta do seu papel na sociedade, no mercado de trabalho e na vida.
Os representantes das polícias Militar e Civil frisaram que estão em atuação constante na fiscalização e identificação de quaisquer indícios de violência nas escolas municipais e estaduais. Além disso, durante o lançamento da campanha, todas as autoridades presentes ressaltaram que a escola é um ambiente seguro mesmo diante das atuais publicações na internet que acabam provocando o medo nas famílias.
Fonte: MPMG
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu