O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) Noroeste e da 3ª Promotoria de Justiça Paracatu, celebrou com o município do Noroeste do estado e com representante do Projeto Rondon um termo de parceria para a execução do Programa Lixo e Cidadania.
O programa prevê o desenvolvimento de ações articuladas voltadas para a efetivação dos direitos fundamentais dos catadores de materiais recicláveis no município de Paracatu, através da implementação do Fórum Lixo e Cidadania e da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva desses agentes ambientais, da execução das políticas de gestão de resíduos, além de outros projetos sociais.
A coordenadora da Cimos Noroeste, promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, destacou que “a reciclagem gera trabalho e renda para diversas pessoas, que além disso contribuem para a limpeza da cidade e preservação ambiental. Apesar disso, os catadores são discriminados e muitas vezes não tem os seus direitos reconhecidos”.
Para realizar o diagnóstico das necessidades e desafios dos catadores, bem como auxiliar na educação socioambiental da população, Paracatu está recebendo pela primeira vez participantes do Projeto Rondon, iniciativa de extensão universitária e voluntariado de estudantes de todas as áreas de conhecimento acadêmico.
Fonte: MPMG
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu