Desde a última segunda-feira, 07 de novembro de 2022, uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) está em Paracatu para fiscalizar cerca de 90 obras e empresas da cidade. A ação faz parte de uma blitz, que segue até o dia 11 de novembro, para verificar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. De acordo com o inspetor-chefe do Crea-MG em Paracatu, engenheiro civil Oliver Vaz da Silva, as ações do Conselho, que abrange os setores relacionados à engenharia, agronomia e geociências, contribuem para o desenvolvimento da região. “É extremamente relevante as fiscalizações do Crea para coibir o exercício ilegal das profissões, e, assim, promover mais segurança e bem-estar à população”, afirma Oliver. O inspetor ressalta ainda que ter profissionais habilitados à frente dos serviços faz toda diferença para as empresas e o município. “Hoje, a construção civil é um dos três pilares da economia que movimenta o nosso município. Por isso, é tão importante executar as atividades com responsabilidade, com profissionais legalmente habilitados, buscando sempre a qualidade e custo-benefício dos empreendimentos, serviços e produtos”, pontua.
Durante a ação, os fiscais exigem a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados e empresas regulares à frente de serviços de engenharia, agronomia e geociências. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que o profissional deve ter atribuição para exercer a atividade e deve emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Já a empresa deve ser registrada no Crea-MG e possuir quadro técnico compatível com as suas atividades. “Mais do que atender a uma exigência legal, a participação do profissional nas atividades técnicas garante ao contratante as melhores soluções, respeitando o bem-estar social e humano, especialmente o coletivo, os critérios de segurança e o equilíbrio ambiental”, reforça Nicolau.
Balanço – Essa é a segunda blitz realizada em Paracatu neste ano, a primeira foi em abril. No primeiro semestre de 2022, o Crea-MG realizou 26.522 ações de fiscalização, das quais foram constatadas 13.706 irregularidades. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. A sociedade também pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas. É possível também denunciar infrações ao Código de Ética, como imperícia, imprudência e negligência.
Fonte: Crea-MG
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio