Divulgados os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A cerimônia de premiação, realizada na manhã desta sexta-feira (29/04), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 200 convidados, entre os quais o governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais. Paracatu está entre os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Juscelino Kubistchek.

A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos, de 29 cidades.

O maior prêmio municipalista brasileiro completa 21 anos, com o propósito de conhecer, reconhecer e premiar experiências que estão contribuindo para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza as boas práticas dos governos municipais que estimulam a formalização, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo um desenvolvimento sustentável para o estado e, consequentemente, para o país.”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões, na abertura da cerimônia.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do trabalho que é feito nos municípios para incentivar os pequenos negócios. “Temos duas forças que são importantes ferramentas de desenvolvimento do país: os pequenos negócios e os municípios. E o Sebrae trabalha para potencializar essas forças que vão levantar o país e levá-lo o ao patamar de primeiro mundo.”

A solenidade contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Eu não poderia faltar a este evento, pois simboliza aquilo que mais precisamos em Minas Gerais: mais empreendedorismo, inovação e boas práticas. Esse evento faz parte do meu sonho: que Minas se desenvolva”, ressaltou.

O presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, chamou a atenção para a necessidade de investir na capacitação dos gestores públicos municipais. “O Sebrae vem para ser o nosso parceiro na correção desse problema.  Assim, é possível levar qualificação aos gestores e fomentar o empreendedorismo”, enfatizou.

Parcerias
Durante o evento também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A parceria visa estimular e implementar ações conjuntas de cooperação institucional para o compartilhamento de informações estratégicas, com foco no desenvolvimento regional, principalmente em temas relacionados a desburocratização, arranjo produtivo local, encadeamento produtivo e consórcios municipais.

Outra iniciativa anunciada na solenidade foi a doação de 220 notebooks para as Salas Mineiras do Empreendedor (SME), por meio do convênio entre o Sebrae Minas e a AMM. O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, destacou a importância estratégica das SME para o suporte aos empreendedores e melhoria do ambiente de negócios nos municípios. “Em muitos municípios, a Sala Mineira do Empreendedor se tornou a secretaria de desenvolvimento local”, pontuou.
 
O Prefeito, Igor Pereira dos Santos, Paracatu, venceu na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.

Com o fim da mineração previsto para o ano de 2030, Paracatu identificou a necessidade de diversificar sua matriz econômica. Daí surgiu o projeto Paracatu Cidade Criativa e Empreendedora, que possibilitou iniciativas como a rota turística – Trilhas do Patrimônio de Paracatu – e o festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. O projeto também viabilizou a realização do Place Branding, que consolidou uma estratégia de atratividade aos novos turistas e negócios.

O engajamento das pessoas, dos atores culturais e do trade turístico é um dos resultados mais visíveis do projeto. O festival do Patrimônio Cultural trouxe impactos relevantes para a economia do município, disseminando a cultura, a culinária, a música, o artesanato e o teatro paracatuense. A capacitação dos restaurantes contribuiu para melhoria na gestão dos empreendimentos, mudanças em modelos de negócios, abertura de novos empreendimentos e ampliação da capacidade de atendimento.
 

Fonte: Sebrae Minas

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button