Cerca de mil estudantes e 170 educadores da rede pública de ensino de Paracatu serão beneficiados pelo Projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social, promovido pela GuiasTur, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A ideia é promover a educação patrimonial a partir de visitações, rodas de conversa, momentos de reflexão e registro de saberes. O projeto será lançado oficialmente na próxima quinta-feira, 14 de abril, às 9h, na Casa de Cultura.
Com o objetivo de sensibilizar e ensinar os alunos sobre a importância do rico patrimônio material e imaterial da cidade, o Projeto CUTUCAR vai envolver alunos e professores de 5º ano do ensino fundamental de 16 escolas da rede pública municipal e estadual e também da APAE de Paracatu, totalizando 42 turmas atendidas.
A coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel, salienta a relevância do CUTUCAR para a formação cidadã das crianças. “A oportunidade de participar de uma ação como essa é de valor inestimável. As crianças precisam saber de onde vêm, para traçar o caminho a ser trilhado no futuro. A aproximação com e apropriação do patrimônio é fundamental na construção da identidade. A história que eles vão conhecer, os espaços eles vão vivenciar, os sabores que vão experimentar, com certeza ajudarão a formar uma memória afetiva, que vai aproximá-los dos seus antepassados e prepará-los para a vida em sociedade”, ressalta.
ETAPAS
Dividido em três etapas, o CUTUCAR começa com a roda de conversa ‘A Cidade que Temos’, com a aplicação de um questionário e uma palestra de educação patrimonial. Em outra etapa, os estudantes visitarão alguns atrativos turísticos e culturais do município como a Casa Museu do Quilombo, a Casa Kinross, a Igreja do Rosário e a Casa de Cultura. A atividade fecha com a terceira etapa, que é a roda de conversa de avaliação ‘A Cidade que Queremos’, que vai estimular a produção de conteúdo a partir das experiências vividas pelos estudantes.
No segundo semestre será realizado um evento de culminância na Feira Livre dos Produtores Rurais de Paracatu, com a exposição do conteúdo construído pelos participantes, com fotos e apresentações de depoimentos.
HISTÓRICO
O Projeto CUTUCAR, uma adaptação do projeto aplicado anteriormente intitulado de Educação Patrimonial e Turismo para a Democracia Cultural, foi escrito em 2019 de forma colaborativa, a partir do investimento social de fortalecimento das instituições locais de terceiro setor, realizado pela mineradora Kinross, por meio do Programa Integrar. A execução do CUTUCAR foi autorizada pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, no dia 29 de setembro de 2021, mas as aulas presenciais no Estado de Minas Gerais na rede municipal estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19, iniciando, assim, a fase pré-produção do projeto em dezembro do mesmo ano.
O projeto vai contemplar diretamente 991 estudantes e 168 profissionais da educação, totalizando 1.159 pessoas. Indiretamente o projeto CUTUCAR, por meio da contratação de serviços prevista, fará girar recursos financeiros significativos no trade turístico envolvido, em momento que a atividade turística cultural no país ainda está retomando seu crescimento pós pandemia.
Toda experiência cultural turística a ser ofertada aos participantes atenderá a interdisciplinaridade proposta pela grade curricular do 5º ano, que prevê o ensino da história da cidade e região.
Fonte: Guiastur
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.