A 31ª Subseção da OAB de Paracatu, por seu Presidente Dr. Bruno Oliveira Franco, tornou pública uma manifestação de repúdio às declarações do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paracatu-SINDSPAR, Geraldo Edson (conhecido por "Edinho do PT"), que postou em redes sociais uma recomendações para que os servidores “-Não caiam em conversa de advogado, pois muitos querem apenas ganhar dinheiro…”.
Na nota, a OAB salienta o artigo 133 da Carta Magna "sobre as atividades inerentes ao Advogado: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.” respaldado também pelo que dispõe o Estatuto da Advocacia."
Para a Ordem dos Advogados do Brasil, a expressão utilizada pelo Presidente do SINDSPAR, fere a legislação, ridiculariza a Advocacia, contraria os princípios democráticos e tenta restringir as postulações dos servidores públicos apenas à esfera do Sindicato.
"O direito à postulação compete aos advogados, sendo obrigatória a representação da parte em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, salvo alguns casos excepcionais. Trata-se de um pressuposto processual, cuja inobservância conduz à nulidade do processo., consubstanciado no Art. 103 do CPC que anuncia: A parte será representada em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil." diz a nota.
A entidade considera ainda, "inadmissível que um Servidor Público, investido no cargo de importante instituição utilize de expressões que ridicularizem a advocacia, inclusive levando o público a crer que os advogados estão praticando a Mercancia", segundo ele.
Por fim, a 31ª Subseção da OAB de Paracatu exige que o Sr. Geraldo Edson, presidente do SINDSPAR, faça uma retração pública se desculpando pelas expressões indevidamente utilizadas, sem prejuízo das providências legais cabíveis. Que a retratação deve ser previamente aprovada pela OAB/MG Subseção Paracatu, antes de sua divulgação.
Assina a nota, o Presidente, Advogado Bruno de Oliveira Franco.
Nossa reportagem enviou e-mail com pedido de manifestação ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para que se posicionasse, mas não recebemos retorno.
Fonte: OAB/ParacatuImagens: Redes Sociais*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.