MPMG requer em liminar que Paracatu restaure imóvel tombado no Centro Histórico

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural da comarca de Paracatu, propôs Ação Civil Pública (ACP) requerendo à Justiça que determine, em liminar, que o município inicie a execução do projeto de restauração do imóvel conhecido como Automóvel Clube, em 90 dias, que realize a inspeção trimestral da limpeza e conservação do prédio, sob pena de multa diária e que se abstenha de modificar o imóvel sem aprovação dos órgãos competentes.

Situada na Rua Américo Macedo, no Centro Histórico de Paracatu, a edificação, de indiscutível valor cultural, tombada como patrimônio histórico, no estilo Art Déco, há anos está abandonada e sendo utilizada como estacionamento de veículos.

O MPMG requer que, após o exame das medidas liminares, o município execute o projeto de conservação e restauração do imóvel, em 180 dias, com inspeção trimestral das medidas de limpeza e conservação adotadas.

A promotora de Justiça Mariana Duarte Leão requer também, na ACP, que o município seja condenado à obrigação de conservar, preservar e dar destinação conforme a relevância cultural do imóvel e à obrigação de não destruir, não demolir e não mutilar o bem, e de não restaurar ou reparar o prédio sem autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Comphap), sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

Conforme os autos, o município desapropriou o imóvel com o objetivo de preservar o acervo do Centro Histórico e implantar um centro cultural, mas executou somente a limpeza do local. Em 2019, apresentou o projeto de conservação e restauração, já aprovado pelos órgãos competentes.

“-Observa-se que em todas as manifestações extrajudiciais o réu reconhece o valor cultural do bem, incorporado ao seu patrimônio, a necessidade das obras e a importância de se ocupar o imóvel adequadamente”, destaca Mariana Leão, na ACP.

Vistoria – Conforme o laudo de vistoria emitido por historiadora e arquiteta urbanista da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC), em 2017, as inúmeras galerias de cupim e a água de chuva que atravessa o telhado atacam a cobertura, acabamento, engradamento, vedação, forros, paredes e o piso e podem comprometer a estabilidade da edificação, que já apresenta fissuras e trincas.

Além disso, material acumulado em um pequeno cômodo serve de alimento para os insetos e expõe a edificação a risco de incêndio, e as manchas de umidade e pichações na alvenaria externa demonstram o descaso dos responsáveis.

Tombamento – O imóvel, reconhecido pelo Inventário Municipal de 2010, desde 2012 integra o Conjunto Histórico de Paracatu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em definitivo, em 2017.

A Lei Ordinária Municipal n.º 1.517/1987 dispõe sobre alterações de bem imóvel de valor histórico, permitindo, no art. 19, obras de recuperação e manutenção, mediante apresentação de projeto ou memorial descritivo.

SONHO ANTIGO E PROMESSA ANTIGA

Em fevereiro de 2019, o ex-Prefeito Olavo Condé ao lado do seu secretariado apresentou um projeto de reforma e construção de um Centro Cultural no imóvel recém adquirido pela Prefeitura. Na ocasião, durante entrevista ao lado de membros do COMPHAP – Conselho Municipal de Preservação Histórico Artístico de Paracatu afirmou que a obra seria concluída até dezembro daquele ano. Veja neste link a reportagem da TVC Paracatu e notícia no site oficial da Prefeitura de Paracatu.



Fonte: Ministério Público de Minas Gerais
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button