Em parceria com a empresa Fagundes engenharia, a Kinross começou a implementar mais uma solução para o controle operacional, substituindo parte das torres de iluminação a diesel da barragem Eustáquio por torres de iluminação solar.
Com a mesma eficiência, a geração solar agrega ganhos como redução do consumo de diesel, de ruídos, de intervenções e de custos.
Com a substituição inicial de 23 torres (desde Agosto/2021), de um total de 107, a empresa deixará de usar 76 mil litros de diesel por ano. Essa redução equivale a deixar de emitir 199 toneladas de CO2 por ano no ambiente, o que equivaleria à necessidade de plantio de 1421 árvores para compensar o impacto ambiental. A natureza agradece.
As torres de iluminação são acionadas automaticamente à noite para iluminar a área durante as obras de alteamento de barragem. O trabalho é feito pela contratada Fagundes Engenharia. A empresa avalia a substituição das demais torres.
Wendell Lima, especialista de projetos da Kinross, autor da sugestão, agradece o apoio das equipes da barragem e melhoria contínua, diz que todos aprovaram a mudança e que a ideia está sendo testada também em outras áreas da empresa.
Duas torres já estão sendo testadas, por exemplo, na área de reprocessamento de rejeitos.
Fonte: Fábia Prates
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio