Ruas de Paracatu voltam a virar cemitério de veículos abandonados

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Encontrar sucatas e carros abandonados pelas ruas de Paracatu não é difícil. Por qualquer bairro ou no centro da cidade é possível encontrar veículos “ocupando” a rua e até mesmo em cima das calçadas, atrapalhando a passagem de pedestres, cadeirantes, causando grande transtorno e ainda colocando em risco a saúde pública.
O medo da população é que os veículos se tornem abrigos para focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, além do risco de acidentes com crianças que não resistem e se arriscam em brincadeiras em cima e até dentro das sucatas enferrujadas.
Depois da postagem de um internauta em nossas redes sociais, pelo menos 23 outros casos foram apontados na sequência em vários bairros.
Há casos de carros e carcaças gerando vários danos à população como a obstrução de ruas e a proliferação de vetores de insetos e pragas. O abandono de veículos no bairro Bom Pastor e Paracatuzinho por exemplo é crítica. A reportagem contabilizou 11 carros abandonados na última sexta-feira (03/12). Passando pela Vila Mariana, na Rua Ladeira Mariana até um ônibus foi abandonado e segundo à Polícia Militar se transformou, em um ponto de encontro de usuários de drogas.
 “-Essa situação existe há alguns anos. No início do ano a Prefeitura veio aqui, mas só pra tirar foto e colocar no instagram. Foram embora e o carro voltou para a rua. O aparecimento de cobras, escorpiões e ratos é frequente. Esses dias encontramos uma cobra na sala de nossa casa”, desabafa Maria Rafaela Silva, moradora do Paracatuzinho.
Com o intuito de sanar o problema, no início do ano, o Departamento de Transporte endureceu a fiscalização e identificou mais de 100 veículos das vias públicas. A ação bastante elogiada, durou pouco, com a saída do Diretor do Departamento, o trabalho parou e alguns veículos que haviam sido arrastados para dentro de garagens e lotes, voltaram para as ruas.
Caso seja retomada para o alívio da população, a apreensão dos veículos está amparada pela lei complementar n° 063/2009, que institui normas de Postura e Atividades Urbanas do Município de Paracatu, que prevê o recolhimento do veículo após constatado o abandono. O recolhimento do veículo será através de um guincho e, posteriormente, encaminhado para o pátio conveniado.
Posicionamento da Prefeitura

Questionamos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paracatu sobre a retomada do trabalho, mas não tivemos retorno.


*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
Fotos: Redes sociais / Arquivo de internautas
___________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button