Na contramão desse embate tão ferrenho, as instituições sem fins lucrativos estruturaram novas perspectivas de auxílio mútuo e de voluntariado. Foram essas as instituições que, com muito pouco, cuidaram daqueles que mais precisam e que fizeram com que o valor à dignidade, do autocuidado e do serviço ao próximo fossem resgatados mesmo diante de sérios desafios.
Nos últimos meses, iniciei uma caminha em uma das instituições mais completas e significantes que já conheci em quase dez anos de voluntariado. O SAS Brasil (Saúde, Alegria e Sustentabilidade), uma instituição sem fins lucrativos que em 2019 recebeu, pelo Instituto Doar, o selo de ONG Transparente que confere às entidades do terceiro setor o reconhecimento de gestão e transparência em modos de operação em excelência. Fundada em 2013 por um grupo de amigos, o objetivo da instituição é levar saúde àqueles que mais precisam em todo o Brasil.
A atuação do SAS Brasil se expande a mais de 180 cidades nos 18 estados brasileiros, captando mais de 40 mil pessoas, desde março, só pela telemedicina. Pessoas beneficiadas nas mais de 17 especialidades médicas que a organização oferece. A instituição esteve presente no atendimento médico emergencial no rompimento das barragens de Mariana (MG), em 2015 e na de Brumadinho (MG), em 2019. E, já em 2020, estruturou em pouquíssimo tempo e com extrema excelência o projeto de Telemedicina do SAS Brasil, um grupo de profissionais e estudantes voluntários, entre médicos e outras especialidades, que se dedicam a atender pessoas em vulnerabilidade social de forma totalmente online.
Mas para quem pensa que o SAS Brasil só atua de forma digital está enganado! Desde 2013 a instituição organiza diversas expedições médicas que objetivam estreitar o acesso à saúde integral, em seus diversos campos de atuação, para todo o Brasil, nas áreas mais remotas do país. Além das Unidades de Teleatendimento (UTA) que configuram espaços itinerantes que são construídos para ofertar atendimentos médicos integrais à população de cidades com índices populacionais baixos.
Só em 2019, o SAS Brasil zerou a demanda de tratamento de câncer de colo de útero em 4 cidades brasileiras: Bom Jesus (PI), Alto Garças (MT), São Miguel do Araguaia (GO), Barra do Garças (MT) e São Félix (TO). Municípios presentes na rota de mais um dos numerosos projetos da instituição o SAS Brasil no Sertões.
A organização é patrocinada por inúmeras empresas parceiras que atuam com intensa responsabilidade social, além de doações físicas de pessoas do Brasil e do mundo que destinam valores de grande importância para o mantimento das atividades da entidade, afinal, com tecnologia de ponta nos atendimentos em saúde, o SAS Brasil realiza seus procedimentos de forma totalmente gratuita levando muito aqueles que pouco têm – e esse muito está além do cuidado biológico, mas integral, contando com esforços coordenados de uma equipe em Saúde Mental que também atua nos atendimentos psicológicos em todo o país.
É muito, né? Pois é! E não contei nem um terço do que essa instituição se propõe a fazer mês a mês. Com uma equipe espirituosa, voluntários essencialmente propostos a levar saúde aos mais necessitados, o SAS Brasil se resulta em muitos planejamentos, em uma resposta a inúmeros sonhos que pessoas comuns, como nós, entusiasmaram por muitos anos.
Todos nós podemos fazer a nossa parte. A sua doação é extremamente significante para implementação dessa saída tão clara e tão necessária para todos aqueles que sofrem com a falta de acesso básico aos direitos, inclusive, consolidados por lei. A sua doação vai muito além de valores, mas uma soma de intenções para um mundo melhor, mais justo e, principalmente, mais integral, completo e vivo, assim como o SAS Brasil.
Para saber mais sobre esse programa e fazer já a sua doação, é só entrar no site: https://sasbrasil.org.br/doeagora/
É um pouquinho só, mas que pode, com toda certeza, ajudar aqueles que muito precisam em todo o Brasil. Os nossos agradecimentos a toda a Diretoria do SAS Brasil que com muita essência, verdade, significado e muita alegria transforma o que é simples em um mundo de oportunidades e primeiras vezes. Sabine Zink, Adriana Mallet, Sávio Mourão e todos os fundadores, o agradecimento do Brasil que presencia a saúde em sua completude nas múltiplas formas em que desempenham esse trabalho tão incrível. Roy Bento e toda a equipe de voluntários, seja online, seja em campo, a nossa força e desejo por um mundo melhor estará sempre com todos vocês. Eloisa Leite, meu e nosso eterno agradecimento por toda a sabedoria, persistência, gentileza e humanidade a qual você transmite como essência de vida. Com você, todos os voluntários aprendem sobre o que é o amor em pessoa e como representá-lo enquanto bem coletivo.
Instituições como o SAS Brasil transformam o mundo e nos inspiram a sermos ainda melhores todos os dias, de muitas formas, cada um do seu jeito e da sua vontade. Participe você também da mudança para um Brasil ainda mais bonito.
Viva o SAS Brasil e a saúde pública, gratuita e de qualidade!
Gabriel L. J. Ribeiro
