Evento inspirado em Guimarães Rosa dá mais um salto rumo ao desenvolvimento sustentável do Vale do Urucuia
Uma escola diferenciada associada a obra de Guimarães Rosa, que também promova o protagonismo e o empreendedorismo juvenil, está entre as propostas discutidas no 2º Encontro de Parceiros do Vale do Urucuia. A iniciativa terá o apoio de organizações governamentais e não-governamentais, dentre elas o Instituto Federal do Norte de Minas/Campus Arinos. As ações a serem implementadas e ampliadas na região foram discutidas no evento “Sagarana:feito rosa para o sertão”, ocorrido entre os dias 09 e 12 de outubro, em Sagarana, distrito de Arinos.
A Conferência Intermunicipal de Cultura, reunindo 11 municípios, abriu o evento. A reunião ente os agentes de desenvolvimento e lideranças comunitárias solidificaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Vale do Urucuia (no foco da discussão estavam a organização e o fomento das cadeias produtivas).
A interiorização de tecnologias adaptadas às necessidades do sertão, o projeto de apoio à Infovia Municipal e Inclusão Digital de Arinos, o novo modelo socioassistencial da Escola Caio Martins, a proposta de cidade educativa e sustentável apresentada pelo educador popular Tião Rocha, a implantação 13 mil Barraginhas e do Centro de Difusão de Tecnologias Sociais também estavam dentre os temas tratados.
A articulação dessas ações e parcerias foi uma iniciativa do deputado Almir Paraca (PT-MG) que une esforços de parceiros importantes, dentre eles vários ministérios, Embrapa, Emater, Iter, Sebrae, Fundação Banco do Brasil e outros, para promover o desenvolvimento sustentável do Noroeste. Paraca trabalhou firmemente na realização da primeira edição do evento, em 2008, e empenhou-se na realização da segunda edição. Agora, “Sagarana: feito rosa para o sertão” já faz parte do calendário anual de eventos do Vale do Urucuia.
Mestre Manelim, Paulo Freire e “Aedos e Violeiros” abrilhantam evento
Em sua segunda edição “Sagarana: feito rosa para o sertão” contou com a apresentação, no sábado, 10/10, do violeiro Paulo Freire e de seu mestre de viola do sertão de Minas Gerais, Manoel de Oliveira (Manelim). Os participantes do evento puderam ouvir músicas e causos compartilhados em trinta anos de amizade e aprendizado. Num clima de prosa na roça, tocaram lundus, toques de viola e falaram sobre os segredos da viola, como o canto da inhuma e o pacto com o tinhoso.
Como um vasto repertório, tocaram músicas do Mestre Manelim, detre elas estavam Inhuma Broca, A corrida do Sapo e o Veado e Enfuzado sem Rumo.
Manelim e Paulo Freire foram homenageados com o cordel “Manelim e Paulo Freire: o mestre edifica um mestre do aprendiz que o projeta (30 anos da travessia aprumandos num cordel)”, escrito por Nísio Miranda, também conhecido como “Barão”.
Já no domingo, 11/10, quem ofuscou o palco de Sagarana foi orquestra de violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu. Eles emocionaram a todos com canções como Paulistinha, Cabloca Tereza, O Rio Piracicaba. A pedido do deputado Almir Paraca eles cantaram a música Fio de Cabelo que caiu no gosto dos presentes.
Na segunda-feira, 12/10, foi a vez dos Risoterapeutas de Paracatu animarem o Dia das Crianças com muitas brincadeiras educativas.
Com o intuito de valorizar a cultura regional apresentaram-se grupos de folias de rei, catira, duplas sertanejas, fiandeiras e outras atrações de várias cidades vizinhas. O público ficou encantado com tanta diversidade e riqueza cultural propiciada pelas raízes do Vale do Urucuia.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.