Na sexta-feira, 22 tivemos a oportunidade de reviver a Paixão de Cristo na reconstituição dirigida pelo Bispo Diocesano Dom Leonardo e protagonizada pelos fiéis de sua Igreja em Paracatu.
Contemplamos a Paixão e Morte de Jesus desde o momento em que se retirou ao Getsêmani para orar com os discípulos, até o momento de sua morte no calvário.
A encenação deu início em frente a Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde uma multidão de fiéis esperava ansiosa para reviver o suplício com o Cristo. Ali reconstituíram a oração no monte das Oliveiras, a traição de Judas, o julgamento de Jesus, sua condenação e parte da flagelação.
Em seguida saíram em procissão em direção a Igreja Matriz de Santo Antônio. Durante a procissão Jesus carregava sobre os ombros a sua cruz juntamente com os ladrões que seriam crucificados com Ele. Seguiam-No a guarda romana, os escribas, os príncipes dos sacerdotes, os anciãos do povo e a multidão de fiéis que acompanhava atenta e em oração os passos de Jesus.
Durante a procissão revivemos as três quedas de Jesus, a sua flagelação, o encontro de Jesus com sua Mãe e com as piedosas mulheres, e o momento em que Simão Cirineu O ajuda a carregar a cruz até a chegada ao calvário onde é crucificado.
No calvário revivemos toda a cena da crucificação de Jesus, dos cravos que O pregaram à cruz, dos príncipes dos sacerdotes que zombavam Dele, do ladrão que blasfemava enquanto o outro clamava pela salvação, até a entrega total do Cristo. Passando-se pela ação do soldado que lhe abriu o lado de onde jorrava sangue e água; relembramos o centurião que glorificava a Deus dizendo: “verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”; e o ato de amor de José de Arimatéia que recolhe o corpo de Jesus da cruz.
Já no esquife Jesus é conduzido pelos fiéis às ruas da cidade juntamente com Maria, a Mãe das Dores, a Virgem do Silêncio que assim como o Cristo sofre calada o cumprimento da promessa de Deus a seu povo. Neste momento relembra-se a procissão do Senhor morto, mas desde já todos esperam ansiosos pela Ressurreição Gloriosa.
Foram momentos de grande emoção onde os fiéis reviviam atentos a agonia de Jesus que carregava sobre os seus ombros o peso dos nossos pecados. Momento em que muitos comovidos pela palavra de Deus pregada através da arte cênica puderam refletir melhor sobre a sua fé e sobres os seus atos e/ou omissões diante de cenas tão misteriosas.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.