Segundo dados divulgados nesta Quarta-Feira 26 pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a taxa de desemprego no estado de Minas Gerais permaneceu estável, no patamar de 11%, e o setor que mais demitiu foi o setor de serviços, com 77 mil recisões contratuais em todo Brasil somente no mês de Julho.
Considerando que a cidade de Paracatu está compreendida na região do Distrito Federal, obtivemos uma pequena alta no número de pessoas colocadas no mercado de trabalho, na ordem de 1,3%, em comparação com o mês de Junho, mas em números gerais, a variação foi muito pequena.
Em tempos de fim de crise econômica mundial, percebe-se que as grandes empresas do Noroeste mineiro voltam a contratar, especialmente para o setor de serviços prestados. Também o comércio volta a se reerguer, e as expectativas são que os números para o mês de Agosto em termos de postos de trabalho criados tenha um aumento considerável, principalmente devido á projeção do projeto de expansão da Kinross/RPM, e a retomada do crescimento dos mais diversos setores do comércio local.