Formado em Administração, Ciências Contábeis e Direito, Virgilio Eustáquio da Silva, 60 anos, casado com quem Dalila Marcia Rezende Silva, pai de Fernanda, Mariana e Caroline, natural de Vazante, assumiu a direção da FINOM com o propósito de empreender um crescimento que colocasse a instituição entre as maiores do estado. E ele conseguiu. Hoje, alem da grandiosa estrutura da FINOM em Paracatu e dos 16 cursos superiores a FINOM também implementou a Educacao a Distancia e já tem seu segundo campus na cidade de Patos de Minas.
Nesta entrevista, Dr Virgilio fala da educação no Noroeste, das ações sociais, do relacionamento com o poder público e do crescimento da FINOM.
Por que escolher Paracatu para ser sede?
Por acreditar no potencial e no desenvolvimento social e econômico do Noroeste Mineiro. Além disso, Paracatu é a cidade pólo da região e, na ocasião da criação da FINOM, não existia outra Instituição de Ensino Superior no Noroeste Mineiro. A intenção era que jovens de condições sócio-econômicas menos favorecidas não precisassem se deslocar para os grandes centros com o objetivo de conseguir uma formação em nível superior, poderiam estudar em Paracatu.
O que o CENBEC/Finom representa para Paracatu, para o Noroeste de Minas e outras regiões em termos de geração de empregos diretos/indiretos e renda?
O Centro Brasileiro de Educação e Cultura Ltda. é a empresa mantenedora da Faculdade Finom e emprega 250 funcionários diretos, incluindo os professores. E duas empresas contratadas prestam serviço nas áreas de limpeza e segurança, somando mais 30 pessoas. Além disso, os nossos principais fornecedores são de Paracatu, o que colabora para movimentar a economia do município.
Quantos alunos a Finom tem aqui e em outras cidades? Quantos já foram diplomados por ela?
Hoje, oferecemos 16 cursos de graduação presenciais e três cursos de Ensino a Distância. Nos cursos presenciais, temos alunos vindos de várias cidades: Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Vazante, Guarda-Mor, Três Marias e, inclusive, de outros Estados.
Além dos cursos de graduação, as pessoas têm a oportunidade de cursar Pós-Graduação Lato Sensu. O aperfeiçoamento e a qualificação são muito importantes para diferenciar o profissional. A Finom oferece vários cursos para as pessoas que querem atuar na docência do ensino superior e no mercado de trabalho de forma compatível com os avanços científicos e tecnológicos.
São 24 anos de trabalho e milhares de pessoas formaram-se na Faculdade Finom.
Que mudanças a instituição provocou no cenário educacional desta e de outras regiões desde a sua instalação?
Acreditamos que muitas mudanças ocorreram e todas positivas já que estamos formando profissionais de que o mercado de trabalho da cidade e região necessita. Hoje, oferecemos um grande leque de opções de cursos que, há 15 anos não existia na região Noroeste de Minas, o que muito nos orgulha e aumenta a nossa responsabilidade.
O nosso objetivo maior é oferecer ensino superior de excelência, para tanto, investimentos na contratação de professores (a maioria dos docentes são mestres ou doutores), na qualidade dos laboratórios com equipamentos de última geração, na biblioteca com um rico acervo e em modernas instalações. Desta forma, disponibilizamos todas as condições para que os nossos alunos adquiram os conhecimentos necessários para que possam exercer a profissão que escolheram com destaque e sejam profissionais, num futuro próximo, disputados no tão competitivo mercado de trabalho.
Quantos e quais são os cursos oferecidos na atualidade? Qual a expectativa para o futuro próximo em termos de novos cursos?
Hoje oferecemos 16 cursos presenciais: Agronomia, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção e Engenharia de Telecomunicações. E a novidade é que estamos disponibilizando o curso de Geologia, para atender a uma forte demanda por profissionais desta área, principalmente, para as mineradoras de Paracatu e região.
Ministramos também os cursos de Geografia, Historia e Pedagogia, estes na modalidade a distância. Além disso, para contribuir cada vez mais com a formação de professores, a Instituição oferece também o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes destinados aos bacharéis ou tecnólogos que desejam obter habilitação equivalente à licenciatura para atuarem na educação básica.
Além de cumprir as obrigações comuns às empresas/instituições do ramo, a Finom oferece outras importantes colaborações sociais. Fale sobre isso.
A nossa filosofia de trabalho é regida pela parceria e sabemos do nosso papel como agentes responsáveis socialmente. Acreditamos que cresceremos mais se o município e a região onde estamos sediados crescerem também. Por isso, mantemos parcerias importantes. As atividades da Brinquedoteca do Hospital Municipal de Paracatu são desenvolvidas pelos alunos do curso de Pedagogia, supervisionados pelos professores. As crianças que recebem o tratamento médico ganham momentos lúdicos na Brinquedoteca que auxiliam na recuperação.
Temos apoiado a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), com a construção de um viveiro de mudas nativas e de paisagismo que servirá como uma fonte de renda para a instituição.
Instituímos que o pagamento da taxa de inscrição ao vestibular da Finom, para a maioria dos cursos, é feito pelo candidato por meio da doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Após o processo seletivo, doamos os alimentos às instituições sociais da cidade. No início deste ano, doamos quase meia tonelada de alimentos.
O que falta para que a Finom possa ser chamada de “Universidade”?
Todo o nosso crescimento foi realizado em bases sólidas e de maneira sustentável. Para garantir sempre a melhor qualidade possível aos nossos alunos, todos os cursos e investimentos são cuidadosamente planejados. Por isso, ser um Centro Universitário ou Universidade, certamente faz parte do planejamento da Instituição. Mas, está sendo realizado gradativamente e será concretizado no momento oportuno.
No passado, jovens saiam daqui para estudos superiores em Patos de Minas. Agora, uma instituição daqui é que vai ao Alto Paranaíba oferecer ensino superior. Fale sobre os investimentos e sobre o empreendimento naquela cidade.
A expansão sempre fez parte do planejamento estratégico da FINOM. Por isso vislumbramos a possibilidade de oferecer nossos cursos e nossa qualidade de ensino aos estudantes também de Patos de Minas e do Alto Paranaíba. A FINOM já é conhecida por seu trabalho em toda região de Patos de Minas e, na verdade, sempre ocorreu um apelo da sociedade daquela cidade para que ampliássemos o nosso trabalho até lá. Sendo assim estamos no processo de expansão e esperamos que este sonho se concretize o mais breve possível, o que certamente ocorrerá.
Como é o relacionamento institucional entre a Finom, os poderes públicos e as demais instituições culturais da cidade?
Sempre buscamos o diálogo e parceria. Desta forma procuramos colaborar no que for possível. Por exemplo, apoiamos a instalação do IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Paracatu. Cedemos as nossas instalações (laboratórios, salas de aula, cantina e quadra de esportes) e internet para que os cerca de 200 alunos pudessem estudar até que a sede do Instituto em Paracatu fosse construída, por um período de 02 (dois) anos.
Procuramos sempre apoiar os eventos culturais da cidade, pois sabemos o quanto são importantes e colaboram para a formação do cidadão mais consciente.
Podemos citar outro exemplo: no ano passado, cedemos as nossas instalações por oito meses para que os alunos da Escola Municipal Arquimedes Candido Meireles estudassem, sem prejuízo ao calendário escolar. Neste período a escola estava em reforma.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.