Vasquinho fala em metas e faz balanço do ano anterior

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Vasco Praça já entrou pra história de Paracatu como o primeiro prefeito reeleito e por inúmeros feitos durante seu mandato. Também enfrentou diversas dificuldades, mas no geral, considera que tem cumprido com suas obrigações em prol da comunidade.

Paracatu.Net : Desde o início do governo, vários fatos confirmaram que além de um bom administrador, o Sr. também teve sorte. O Sr. concorda com esta afirmação?
Não creio que seja sorte. Quando colocarmos Deus à frente dos nossos objetivos as coisas acontecem da melhor forma possível e foi esse o meu propósito. Neste caso posso dizer que: tenho sorte. O que eu tenho sempre é um otimismo enorme em tudo o que vou fazer. E tenho a convicção de que vai dar certo. Isso tem funcionado. O que mais me inspira é ver que nós, homens públicos, podemos melhorar a vida das pessoas mais humildes. E isso enche o meu coração de alegria. Sinto uma satisfação enorme por ter trazido para Paracatu e o Noroeste de Minas uma Unidade de Tratamento Intensivo e a Hemodiálise. E esse ano de 2010 vamos entregar o Pronto Socorro mais moderno de toda região, fruto de uma parceria com a Faculdade Atenas e com o Kinross. Isso não é sorte Se o nosso governo não fosse sério, honesto e bem intencionado, seguramente estas empresas não estariam conosco nessa parceria.

Paracatu.Net: O Sr sempre cita o Deputado Antonio Andrade, O Governador Aécio, mas também fala muito do ex-presidente Juscelino Kubtcheck. São referências no seu modelo de governo?

Tenho muita admiração pelo presidente Juscelino sim.Um homem ousado, grande administrador e político habilidoso. Basta olharmos para Brasília. A imensidão de Brasília, para mim, diz muito a respeito do seu criador, o presidente JK. Foi no seu governo que o Brasil, de fato, se industrializou e se modernizou. Mas, é claro, admiro outros políticos brasileiros. O presidente Lula e o governador Aécio também têm minha admiração. Regionalmente, vejo o surgimento de uma grande liderança, que é o deputado Antônio Andrade, eleito em dezembro presidente do PMDB de Minas Gerais.

Paracatu.Net: Quais as obras ou realizações que vão marcar o seu governo?

Penso que será o investimento em saúde, educação e moradia. Faremos, até ao final do nosso governo, quase quinhentas casas populares, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Paracatu. Significa que algo em torno de duas mil pessoas serão beneficiadas pelo programa. É fundamental ter um lar para criar os filhos, receber os amigos, receber correspondência. Na área da saúde, além da Hemodiálise e da UTI – e é bom que se diga que num raio de 100km Paracatu é a única cidade que oferece esses serviços custeados pelo Município – estamos ampliando o Hospital Municipal com a construção de um novo Pronto Socorro e também novo Centro Cirúrgico. Na área da educação, temos também grandes obras: a Escola Municipal Joaquim Adjuto Botelho e o IFET (antigo CEFET). A escola do bairro JK é a única de tempo integral na região Noroeste. Lá, os nossos estudantes terão um atendimento todo especial. Essa escola representa uma revolução na maneira de fazer educação. Quanto ao IFET, todos nós conhecemos a importância que esses centros tecnológicos tem para a formação dos jovens. Tivemos muitas outras conquistas, mas, creio que nessas três áreas dá para perceber que a prioridade do nosso governo é buscar sempre a melhoria do povo de Paracatu.

Paracatu.Net: O primeiro ano do seu 2º governo, ao seu ver foi satisfatório?

2009 foi um ano muito difícil, porque de uma hora pra outra o mundo se viu dentro da maior crise econômica. E como vivemos numa sociedade globalizada, a crise nos atingiu. Tivemos de tomar medidas duras para poder continuar oferecendo o melhor que a administração podia à população. Ainda assim, nosso governo não parou de trabalhar. Logo no início de 2009 entregamos 26 novos leitos no Hospital Municipal, ampliamos o PSF do Nossa Senhora de Fátima e construímos uma Quadra poliesportiva também naquele bairro. Construímos a escola Joaquim Adjuto Botelho, de tempo integral, e o CEFET, a serem inaugurados no mês de fevereiro. Instalamos ainda o CVT – Centro Vocacional Tecnológico, em parceria com o Governo do Estado. Asfaltamos várias ruas, distribuímos insumos aos produtores rurais, enfim, trabalhamos de janeiro a dezembro. Em alguns momentos enfrentando dificuldades, angústias porque nem sempre fizemos tudo o que havíamos planejado. Mas, tenho certeza, fizemos o melhor. No ano de 2010 dias melhores virão.

Paracatu.Net: O Sr. mudaria sua decisão de entrar pra vida Pública se pudesse voltar atrás?

Não. Em momento algum. Porque, através da nossa administração, conseguimos grandes coisas para a cidade. O CEFET, a Hemodiálise e a UTI já justificariam, de certa forma, o nosso primeiro governo. Mas, estamos fazendo muito mais. Temos trabalhado muito. E o povo de Paracatu soube reconhecer esse nosso esforço ao nos reeleger prefeito. Eu só tenho a agradecer. Primeiro a Deus, e depois aos paracatuenses pelo apoio que vem nos dando.

Paracatu.Net: Quais são suas metas para 2010?

Este mês estamos iniciando um ciclo de grandes realização eu tenho certeza. Entregaremos à comunidade duas grandes obras: a Escola Municipal Joaquim Adjuto Brochado, de tempo integral no Bairro JK e o IFET. O ministro Fernando Haddad, da Educação, já confirmou a presença. Em março vamos inaugurar a creche do Alto do Açude; depois o Pronto Socorro e Centro Cirúrgico, no Hospital Municipal. O novo pronto socorro por exemplo, totalmente equipado, com uma estrutura mais ampla, mais arejada, dará à nossa gente mais qualidade de vida, principalmente, um melhor atendimento de urgência. Ele vai otimizar o atendimento no hospital, além de dar melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. Raramente temos alguma reclamação do atendimento interno do hospital. O problema, quando tem, é no atendimento de urgência. Isso é apenas para começar o ano. Tenho a certeza de poder realizar tudo aquilo que planejamos para este ano de 2010. E não é pouco, a população pode ter certeza disso.



Edson Soares
WebReporter
Redação www.Paracatu.net
E-mail: [email protected]
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button