O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu essa semana que o leilão das faixas de frequências para a quarta geração de telefonia celular (4G) vai acontecer dentro de no máximo 3 meses e que já estão acontecendo as consultas públicas e o edital será publicado agora em abril.
Enquanto isso, nós começamos a degustar a internet 3G aqui em Paracatu. As operadoras de telefonia móvel já estão com os equipamentos instalados e fazendo os primeiros testes. Há quem diga que já está acessando a 3G pelo celular, pelo tablet e com uma velocidade razoavelmente boa.
Em contato com algumas operadoras que atuam na região, a informação oficial é a que já passamos aqui algum tempo atrás, que até setembro deste ano, teremos 3G pleno em Paracatu.
Mas eu juro que já temos sinal por aí…
Mas antes que você pense que estamos atrasados porque já estamos falando, saiba que Paracatu ainda ocupa um lugar de destaque na implantação desta tecnologia. Poucas cidades mineiras com população abaixo de 100 mil habitantes tem o serviço 3G disponível.
E qual a diferença do 3G para o 4G??
A 4G é a internet do futuro. É um sistema de comunicação de quarta geração que em fase de testes, teve resultados impressionantes com transmissão de conteúdo em quantidade e velocidade jamais vistos.
Não entendeu? Então a gente explica…
Com a 4 G será possível transmitir programas de TV em alta definição com imagens em três dimensões para um monitor dentro de um ônibus em movimento por exemplo.
Parece simples, mas isso é um grande avanço, já que para fazer essa transmissão sem fio sem perda de qualidade é preciso enviar uma enorme quantidade de informações por segundo, o que os aparelhos atuais não conseguem fazer.
Hoje, a tecnologia de transmissão sem fio mais avançada é a 3G, usada tanto no celular quanto no computador em qualquer lugar onde houver sinal de celular.
Com a tecnologia 4G, a transmissão será de 600 megabytes por segundo.. Traduzindo, 600 vezes mais rápida do que a que temos hoje no Brasil.
Quer saber mais? Siga-nos no twitter = @glaubercesar