Desfragmentar o disco
Provavelmente já ouviu falar em desfragmentação do disco. E se nunca ouviu falar explicamos-lhe agora como tudo funciona. A fragmentação está relacionada com a localização física que os ficheiros têm e se por alguma razão maluca os ficheiros começam a ficar espalhados pelo disco então o computador fica mais lento. Imagine uma mesa com um dossier cheio de páginas e agora pense que o terá de analisar, mas com as páginas todas espalhadas pela mesa. Como é que faz? Vai vendo página a página, mas demora mais tempo porque tudo está desorganizado, certo? Com o computador é a mesma coisa, portanto, quando desfragmenta um disco todos os fragmentos de ficheiros são realocados de forma mais eficiente. Convencido? Então para fazer vá a Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco, e depois selecione o disco que deseja (unidade) e clique em desfragmentar. Depois repita a operação. Caso tenha mais do que um disco selecione um de cada vez. Esta prática é fundamental, principalmente se utilizar bastante o computador e instalar e desinstalar bastantes programas, mas mesmo que não seja o seu caso só tem a ganhar em fazê-lo, pois um disco fragmentado poderá resultar numa degradação gradual da velocidade do seu computador e por vezes você até nem dá conta, pois a cada dia que passa essa degradação é pouco percebida.
Verificação de discos
A verificação de discos é muito importante também. Isto porque se tiver zonas do disco com erros e o computador tentar ler vai sentir dificuldades e irá ficar lento. Por isso existe um programa do Windows de nome “chkdsk” e faz uma verificação para ver se encontra esses erros e depois corrige-os. Vá a “Meu Computador”, selecione o disco que quer fazer a verificação e com o botão direito do mouse clique em propriedades. No separador Ferramentas vai ver um botão de nome “Verificar agora”, clique e depois marquei as duas opções disponíveis e escolha “Iniciar”. No fim reinicie o computador. Caso seja um fervoroso adepto da linha de comandos poderá fazê-lo através da instrução “chkdsk c: /f” substituindo a letra C pela letra do disco que deseja verificar se o caso for outro (D: etc).
Fonte: Trabalho de conclusão de Curso (Grupo VII – Curso Técnico em Informática III – Escola Multi Tech Cursos & Informática) Maximizando a performance de Hardware. Pagina 15. 34 da análise.