Existe muita indefinição na política local no que se refere às eleições municipais de 2.012. Mas, quanto às eleições parlamentares, que só serão realizadas dois anos depois, nem tanto. O prefeito Vasco Praça Filho disse em meu programa de rádio, o “Opinião e Debate”, veiculado pela Rádio Juriti de Paracatu, que pretende ser candidato a deputado estadual naquele pleito vindouro.
Vasquinho fala da hipótese de o deputado federal Antônio Andrade, do PMDB, por ele apoiado, lançar a sua candidatura a senador. Aí, estaria aberto o espaço para Almir Paraca, do PT, que é de Paracatu e também foi por ele apoiado, partir para a área federal. O atual prefeito de Paracatu, que está em contato constante com todos os prefeitos da região, por ser presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas, preencheria o flanco aberto na área estadual.
Mas, ainda que isso não aconteça, Praça quer disputar um assento na Assembléia Legislativa de Minas. Ele entende que, com o colégio eleitoral que tem, o Noroeste de Minas já é capaz de eleger dois deputados estaduais, no caso, ele e Almir Paraca. Uma candidatura não seria tão prejudicial à outra quanto se pode imaginar.
Eu conversei um dia depois com o deputado Almir Paraca, que quis confirmar se o prefeito, realmente, falou sobre a futura candidatura, até então apenas objeto de especulação. Eu disse que sim e quis saber a sua opinião sobre isso, uma vez que muita gente entende que, se Vasquinho entrar no páreo, isso será o mesmo que soltar tatu no mandiocal do deputado petista. Almir nada falou. Mas fez um gesto que diz tudo: no dizer do homem simples da região, ele “esticou um bicão”…
Até o ano que vem!