Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).
Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD.
Não entendeu? A gente explica:
O Disco é bem parecido, mas tem maior Capacidade de Gravação e qualidade. Bem superior ao seu avô, DVD, seu bisavô, Mini DV, seu tataravô VHS e outros ancestrais como o Betamax, Disco Laser, fita, VHS etc.
Ah! E antes que você pense que nosso editor escreveu errado, o certo é errado assim mesmo. A letra "e" foi retirada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum no caso "blue ray" que também é uma marca de tecnologia japonesa. Detalhe… Ou seja, o Blue é blu ou… o azul é azú!
Assista um vídeo sobre o assunto no Canal Vídeos do Paracatu.Net
http://www.youtube.com/watch#!v=2TzRKC_6uws&feature=related
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.