2009, o ano dos boatos virtuais

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Tivemos as mudanças no Orkut, o Windows Seven, o Twitter e um monte de fiascos, mas pra mim o ano vai ficar marcado pelo aumento da ingenuidade virtual. O Ano dos Boatos.

A história da internet é recheada de boatos e mentiras que, de tanto serem repetidas, acabam ganhando credibilidade. É difícil encontrar alguém que não conheça algum boato ou mesmo que já tenha acreditado, mostrado aos amigos e jurado de pé junto que aquilo era verdade.

A internet se destaca por ser descentralizada, ou seja, qualquer um pode acessar e criar conteúdo da maneira que quiser. Isso abre brechas para atuação dentro da rede, como a criação de boatos, por exemplo, sem ter que “garantir” a fonte.

E como é bem mais fácil mentir do que desmentir, a coisa vai tomando proporções cada vez maiores. E nessa onda de boatos que a todo instante circulam na internet, algumas empresas aproveitam para ganhar publicidade através da dúvida. Você provavelmente já deve ter visto (ou pelo menos ouvido falar) do vídeo em que Ronaldinho Gaúcho, acerta três vezes o travessão, chutando de fora da grande área, sem deixar a bola cair.

Um olhar rápido nos faz crer que isto aconteceu realmente, mas com um pouco mais de cuidado fica fácil perceber a montagem. De qualquer modo, o material foi muito bem feito.

Vamos passar alguns aqui pra ver se você também já foi vítima:

Boatos com fotos são sempre mais fáceis de espalhar e provavelmente você já deve ter visto a foto de um jovem turista em cima de uma das torres do World Trade Center em 11 de setembro de 2001, momentos antes da colisão de uma aeronave com o prédio.

Não passa de mais uma montagem. Além de ser improvável que qualquer material tenha sobrevivido a uma queda daquela altura, outros detalhes como o modelo do avião comprovam a falsidade da imagem.

E a Venda da Amazonia?

Há algum tempo era bastante comum ouvir pessoas comentando sobre terem recebido um email com um livro de geografia dos Estados Unidos. O espanto neste caso era o fato sobre a internacionalização da Amazônia e havia um mapa da América do Sul.
Esta mensagem circulou pelo Brasil e muitas pessoas faziam comentários revoltados. Contudo, o inglês simplório usado e o fato do livro citado não existir. Confirmaram a balela.

Agulha com AIDS na poltrona do cinema, o e-mail alertando sobre os ladrões de rins… “ Cuidado com o seu rim,” mas acho que nenhum outro teve tanta repercussão quanto aqueles que traziam no título: GANHE UM NOTEBOOK DA NOKIA, UM CELULAR DA ERICSSON, UMA CESTA DE CHOCOLATE DA NESTLÉ, UM MONITOR OU 0,50 CENTAVOS POR E-MAIL ENCAMINHADO.

Provavelmente algum amigo seu já deve ter encaminhado um email com o título indicando a possibilidade de ganhar qualquer coisa. O conteúdo das mensagens era bastante semelhante: a empresa X estava perdendo mercado para a Y e para recuperar seu espaço estava distribuindo produtos.

Então, para não ficar fora dessa, você só precisaria repassar aquela mensagem para todos os seus contatos e então estaria cadastrado no serviço. Quanto maior o número de destinatários, maiores eram suas chances de ganhar. E aí? Chegou alguma coisa pra você além de um monte de e-mail de volta?

Pois bem, no meu caso eu quero comunicar a todos meus amigos que em 2009 continuaram me enviando as mesmas correntes de 2006, 2007 e 2008, dizendo que, se eu repassar, vou ficar rico ou milionário, que anjos irão aparecer, que vou ganhar um notebook ou um celular além de outras coisas mais…

INFORMO QUE NÃO FUNCIONOU!

De agora em diante, se quiserem mesmo ajudar, por favor, mandem dinheiro, tíquetes, presentes ou vale refeição, ou mesmo o próprio produto, um celular, o notebook, um carro zero etc. Eu prometo que ligo pra agradecer.
Obrigado e que Deus abençoe todos vocês.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button