O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paracatu realizou Assembléia nesta terça-feira no auditório da Escola Polivalente, ocasião em que os servidores decidiram pela Greve a partir da segunda-feira dia 06, data em que se concentrarão na porta da Prefeitura a partir das 07:30 para manifestações.
Para o SINDSPAR é possível atender os servidores através de uma melhoria na administração dos recursos enxugando a máquina pública e assim conceder um reajuste aos servidores. “-A questão é aumentar a receita e abaixar a folha, diminuindo os cargos de confiança e aproveitando os funcionários bons concursados que hoje ficam ociosos por causa de perseguição política.” Afirmou o Presidente do SINDSPAR, Antônio Lúcio Tormim que ainda ressaltou a mobilização do movimento grevista: "-O movimento está tão forte que está difícil manter 30% dos servidores da saúde e da limpeza trabalhando, o que é exigido por lei, mas manteremos os serviços essenciais." Finalizou Toninho. (FOTO 1)
Benedito Batista, diretor do sindicato disse que o SINDSPAR tentou uma negociação mas os servidores resolveram cruzar os braços depois uma contraproposta de reajuste apenas do índice inflacionário e que a adesão ao movimento é geral, inclusive na área de Educação. “-As manifestações acontecerão todos os dias da greve e até o ano letivo da rede municipal que teria início na segunda-feira está comprometido, pois, assim como os demais servidores, os professores e educadores de creche estarão presentes nas manifestações.” Disse Ditinho Batista.
O Secretário de Governo José Roberto Mendonça, destacou que se dependesse da vontade do governo municipal, daria aumento real e recomposição salarial até maior, mas a lei de responsabilidade fiscal impede neste momento. “-Os servidores merecem e se tivéssemos a possibilidade jurídica daríamos um percentual até maior, como foi da última vez, mas estamos no limite da lei de responsabilidade fiscal.” Afirmou o secretário. (FOTO 2)
A Prefeitura nomeou uma comissão de negociação com o Sindicato composta pelos Secretários de Administração, Fazenda e de Assuntos Jurídicos, além de representante do RH. Através de contato com nossa reportagem o Secretário de Assuntos Jurídicos disse que entende que a greve é inoportuna tendo em vista que o Município está cumprindo a reposição salarial e a revisão anual e também porque o município fez uma proposta e compromisso de reajuste para os meses de maio e junho deste ano. “-Não podemos atender as reivindicações hoje porque estão acima dos índices de responsabilidade fiscal, mas fizemos uma proposta de aumento a partir de maio, porque estamos implementando um trabalho muito grande pra aumentar a arrecadação com fiscalização in loco, execuções fiscais e outros.” Afirmou Dr Edmar Mendes.
Sobre a greve, Dr Edmar disse que lamenta, mas que espera uma solução breve para o impasse. “-A greve é ruim tanto pro servidor quanto pra população mas, o servidor tem direito de discordar e a gente entende que é um direito democrático. O que iremos fazer é buscar maneira de atender a população e minorar os efeitos no serviço público e enquanto isso iremos procurar o judiciário pra declarar a greve ilegal.” Finalizou.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.