A Votorantim Metais, por meio da Unidade Morro Agudo, acaba de conquistar mais um importante reconhecimento na área de meio ambiente. A empresa foi vencedora do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ). Os avaliadores levaram em consideração, sobretudo, as práticas de gestão implantadas pela Unidade, analisadas de forma sistêmica e com foco na sustentabilidade.
“A banca examinadora ficou positivamente impressionada com a maturidade do sistema de gestão da Votorantim Metais e com as qeustões ambientais e de sustentabilidade que permeiam todos os nossos processos”, destacou a a gerente geral da Unidade Morro Agudo, Andreia Nunes.
Esta foi a quarta premiação conquistada pela Votorantim Metais na área ambiental nas últimas semanas, evidenciando os bons resultados obtidos ao adotar a sustentabilidade como uma estratégia que orienta toda a gestão da empresa, desde a definição sobre onde e como investir até na forma de processar seus produtos.
Antes do PMGA, a Votorantim Metais já havia conquistado o primeiro e o terceiro lugares (Unidades Juiz de Fora e Vazante) no Prêmio Minas Menos Resíduos, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e a segunda colocação (Unidade Três Marias) no Prêmio Furnas Ouro Azul, categoria Empresas Privadas.
A Unidade Morro Agudo já havia sido considerada Destaque no Guia de Sustentabilidade da Revista Exame deste ano com o projeto Resíduo Zero, que venceu o Prêmio Minas Menos Resíduo em 2010 por conseguir reduzir a zero a geração de pó de calcário industrial (PCI) que era destinado para a barragem de rejeitos. Por meio de melhorias no processo de beneficiamento, o PCI foi transformando em pó calcário agrícola (PCA), passando a ser comercializado como corretor de acidez do solo.
O Prêmio
O PMGA utiliza uma metodologia inovadora e diferenciada que procura fomentar nas empresas a implementação de um processo estruturado de busca da melhoria contínua de sua gestão ambiental, de maneira a maximizar os resultados positivos de suas ações voltadas para a utilização racional dos recursos naturais e do meio ambiente como um todo. Desta forma, o PMGA promove a disseminação das ações voltadas para a sustentabilidade ambiental e os seus reflexos na qualidade de vida das comunidades.
Neste contexto, segundo o idealizador e superintendente do Prêmio, Ronaldo Simão, a empresa é levada a assumir um papel de fomentadora da qualidade de vida de forma abrangente e, em especial, das comunidades em seu entorno, gerando, desta forma, resultados em prol das questões ambientais, consolidadoras do desenvolvimento sustentável. “Foi exatamente esta postura que levou a Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais a vencer a edição de 2011 do Prêmio”, destaca Simão.
Em função do pioneirismo e da abrangência, a metodologia do PMGA está sendo implantada em mais seis estados brasileiros e se encontra atualmente em processo de aprovação pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Assessoria de Comunicação VM