A Casa da Acolhida de Paracatu realizou, nesta terça feira (19/08), uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta da População em Situação de Rua, data que reforça a necessidade de respeito, inclusão e solidariedade com as pessoas que enfrentam a vulnerabilidade social nas ruas das cidades brasileiras.
O evento contou com alimentação e atividades de convivência, acolhimento e valorização da dignidade humana. A proposta foi oferecer um espaço de cuidado, atenção e integração para os acolhidos, fortalecendo os vínculos comunitários.
A Vereadora Professora Eliete, defensora das causas sociais na cidade, esteve presente no evento e falou do histórico dessa política pública em Paracatu.
“-Paracatu é uma cidade conhecida pelo trabalho voluntário, pelo amor ao próximo e a iniciativa da Casa de Acolhida representa um gesto concreto de solidariedade e reafirma o papel fundamental das instituições de apoio na luta contra a exclusão social. “Mais do que fornecer uma refeição, é um momento de mostrar que cada pessoa importa, que cada história tem valor e que a dignidade não pode ser negada a ninguém, e isso acontece desde a década de 90, desde os tempos que o Tio Jesué e o Padre Benedito acolhiam pessoas em situação de rua e levavam para a casa do peregrino.” lembrou Eliete
O Coordenador da instituiçao, Nivaldo Santos, falou sobre a data. “-O Dia Mundial de Luta da População em Situação de Rua, busca chamar a atenção da sociedade e do poder público para os desafios enfrentados por homens, mulheres e crianças que vivem sem moradia.”
O Assistente Social Jesué Mesquita, falou da importância das atividades de conscientização da população e da integração com a comunidade. “A gente busca não apenas atender às necessidades imediatas de quem é acolhido, mas também provocar reflexão na sociedade sobre como enfrentar as desigualdades. Sempre fazermos partilhas, rodas de conversa e gestos de solidariedade, lembrando que a luta pela inclusão é permanente e precisa do engajamento de todos.” Destacou Jesué.
Fonte: Nivaldo Santos Reis Coordenador da Casa de Acolhida