O potiguar radicado em Paracatu Jó Mateus Freitas Leão, filho dos professores Tarzan Leão e Ana de Freitas Leão, foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Jó, que tem 17 anos e há pelo menos 15 morando em nossa cidade, estudou da 1ª série do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Soma e fez o 3º ano no Colégio Pedro II, em Belo Horizonte.
Sua carreira de sucesso começou no Colégio Soma quando ainda cursava a 2ª série do Ensino Fundamental e foi promovido, ainda no mês de maio daquele ano, para cursar a 3ª série, único caso na história do colégio em que um aluno cursou duas séries em apenas um ano. Aos 8 anos Mateus publicou seu primeiro conto no jornal O Movimento de Paracatu.
Esse seu gosto pela escrita foi o principal motivo para Jó obter 90 em redação no vestibular da UFSJ. Para Jó Mateus, o segredo para se sair tão bem em redação é um só: “ler muito e sempre fichar as leituras. Muito cedo o meu pai me colocava para ler os clássicos nacionais e internacionais e eu sempre resenhava os livros. Assim, enquanto meu pai cuidava dessa parte extracurricular, minha mãe acompanhava os trabalhos da escola. Isso muitas vezes enchia o saco. Mas agora vejo o resultado. Graças a Deus e ao meu esforço pessoal, tudo acabou bem”, finalizou.
Em 2005 o filho mais velho, Sandino Martí Freitas Leão, também foi aprovado em 1º lugar para Engenharia Mecatrônica no CEFET-MG, Campus Leopoldina.