Nova unidade será construída na Avenida Bia Fortes, ao lado do setor de Hemodiálise. O espaço será destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, especialmente aquelas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Foi assinada a ordem de serviço para a construção da nova sede do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Fernando Antônio da Silva. O evento aconteceu na manhã dessa terça-feira (01/07) e contou com a presença do prefeito Igor Santos, do vice-prefeito Pedro Adjuto, do presidente da Câmara Manoel Alves, secretário Umarques Couto, promotor Dr. David Pirajá, vereadores e profissionais da saúde.
Atualmente, o CAPS funciona em um prédio adaptado no bairro Amoreiras, mas o espaço se tornou pequeno para atender à crescente demanda. São mais de 2.200 pacientes ativos e cerca de 2.900 atendimentos por mês. Por isso, a nova sede foi planejada para ser mais ampla, acessível e com melhor estrutura, garantindo um atendimento mais humanizado, acolhedor e de qualidade incluindo consultas, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio às famílias e outros cuidados importantes.
A nova sede terá salas de atendimento, oficinas, farmácia, espaço de convivência, refeitório, cozinha, área externa para atividades, banheiros acessíveis e também um espaço reservado para o CAPS Infantil, que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais.
Durante a cerimônia, o prefeito Igor Santos falou sobre os avanços na área da saúde no município;
“Hoje, temos onze obras em andamento na área da saúde. Já formamos um complexo de serviços aqui na região, com o Hospital da Criança, o PSF São João, a unidade de Hemodiálise, a UPA em construção e, agora, o novo CAPS AD. Além disso, temos mais uma ótima notícia a reforma da Hemodiálise já entrou na fase de licitação. Tudo isso mostra nosso compromisso em cuidar das pessoas e investir onde realmente é necessário.”
O secretário de Saúde, Umarques Couto, também destacou a importância da nova unidade;
“Trabalho na saúde há mais de 40 anos e nunca vimos tantas melhorias como agora. Esse novo CAPS AD vem para somar e ajudar quem mais precisa.”
A nova unidade contará com 571,36 m² de área construída e previsão de conclusão em oito meses. O investimento na obra será de R$ 2,25 milhões.
Fonte: Prefeitura de Paracatu