A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento em Paracatu e continua durante todo o ano de 2025 para os grupos prioritários.
A vacina protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B, e é especialmente importante para crianças e idosos, que estão entre os mais vulneráveis às complicações da doença.
Estão aptos a receber a vacina crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional, profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores dos Correios e pessoas em situação de rua.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as doses estão sendo aplicadas nas unidades de saúde da zona urbana, assim como nos postos de saúde do São Sebastião, Lagoa de Santo Antônio e Morro Agudo, durante o horário normal de funcionamento das salas de vacina.
De acordo com Norma Ferreira, responsável pelo setor de vacinação do município, cerca de 4 mil pessoas já foram vacinadas. Ela alerta para a importância da imunização antes do inverno, período de maior circulação dos vírus. “A vacina ajuda a evitar internações e complicações. Por isso, pedimos que pais, responsáveis, idosos e todos os grupos prioritários procurem os postos”, destacou.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e cartão de vacina. Dependendo do grupo, também pode ser exigido comprovante de exercício profissional, certidão de nascimento do bebê ou laudo médico.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paracatu