Acadêmicos do curso de Direito levam conhecimento sobre Processo Legislativo a alunos de Escola Pública em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Um grupo de estudantes do curso de Direito de uma Faculdade de Paracatu, realizaram uma palestra informativa sobre o Processo Legislativo, a criação de leis e o funcionamento dos poderes constituídos do Brasil. O evento aconteceu na Escola Estadual Antonio Carlos e contou com a participação e interesse de alunos.

A iniciativa, promovida como parte de um projeto de extensão universitária, teve como objetivo aproximar os jovens do universo jurídico e estimular o interesse pela cidadania e pela política. Durante a palestra, os estudantes abordaram temas como o papel do Poder Legislativo, o processo de elaboração de leis e a divisão entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, os acadêmicos de Direito explicaram como as leis impactam a vida cotidiana e destacaram a importância do engajamento da sociedade no acompanhamento das atividades legislativas.

Além disso, os alunos também responderam um questionário com percepções sobre o conhecimento da juventude sobre temas relacionados ao cenário político brasileiro.

De acordo com Samuel Ramos, a ação foi essencial para conectar os universitários com a comunidade e promover o papel social do curso de Direito. “-Essa troca de conhecimentos fortalece o entendimento dos jovens sobre a importância da participação cidadã e mostra aos nossos alunos como eles podem contribuir para transformar a sociedade”, afirmou.

Para a Professor avaliadora do Projeto, Flávia Cruvinel, a forma acessível e exemplos práticos deram leveza e valorizaram bastante os irão impactar positivamente os alunos. “-Importantíssimo esse projeto e a iniciativa dos alunos pois o conhecimento de direitos e deveres, das leis, impactam a vida cotidiana dos jovens. A escola tem um papel fundamental não só na educação do português, da matemática, mas na formação em Direitos Humanos, podendo criar um ambiente propício para a prática da democracia,” afirmou a professora Flávia.

A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Atenas reforçou que ações como essa continuarão a ser realizadas, evidenciando o compromisso em promover a educação e a cidadania além das salas de aula. “Foi uma experiência enriquecedora também para nossos alunos, que saíram do ambiente da sala de aula e levaram o que apreenderam para a comunidade”, disse Andressa Almeida.

XMCred Soluções Financeiras