Os Conselhos municipais de políticas públicas fazem papel de mediador entre as demandas da sociedade e a gestão do Governo Municipal e exercem um papel de grande relevância.
A Controladoria Geral do Município de Paracatu e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social – CMTCS, realizaram nesta quinta-feira (29/08) no Salao da Casa de Cultura, uma capacitação com o tema: “O Papel do Conselho municipal como ferramentas de controle social” e foi direcionada aos membros de todos os conselhos municipais, entre servidores e representantes da comunidade.
A Presidente Elisângela Mesquita abriu o evento falando da importância do trabalho do conselho e os resultados que trazem para a comunidade e destacando que o Controle Social é formado de um conjunto de direitos e deveres e pode ser desenvolvido individualmente ou por um grupo de pessoas. “-Há de se criar, disseminar, divulgar e ter a consciência de defender direitos e interesses coletivos perante a administração pública.” Lembrou a Presidente.
A palestrante Priscila Viana, norteou os seus ensinamentos destacando as formas de participação do povo no que diz respeito as políticas públicas do estado e a importância de cada uma das modalidades de controle social como os conselhos de políticas públicas, associações, organizações não governamentais e outras formas de participação.
“-Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição, mas que seja efetivos esses direitos é importante se colocar no lugar do outro e não querer exercer cidadania de forma individual, com pensamento particular, mas sim em benefício da comunidade. Isso é cultura cidadã!” Afirmou a Advogada e Consultora.
Ao final, os participantes avaliaram como “muito importante” e reforçaram que é importante a informação do “controle social chegar com mais clareza a população”, como disse Eurípedes Tobias. “-Mais importante que disponibilizar a informação por uma mera legalidade é importante dar clareza, traduzir e mostrar pra população como acessar esta informação que é complicada e confusa aos olhos do homem médio, sem conhecimento aprofundado. ” Finalizou.