O Rotary Clube Paracatu realizou o quinto Mutirão da Saúde do Homem no domingo 1 de maio. O projeto tem por objetivo promover a prevenção do câncer de próstata em homens com idade acima de 40 anos, com a realização de exames preventivos para identificar tumores em fase inicial, quando a cura ainda é possível e o tratamento traz resultados positivos. O projeto é realizado a cada dois anos e aconteceu neste ano na Clínica da Mulher e da Criança, à rua Joaquim Murtinho, atendendo a cerca de 1.150 homens. Mais de 70 voluntários e 6 médicos realizaram os atendimentos, de 8h às 13h.
O Sr. Geraldo Margarido, morador do Paracatuzinho, foi um dos primeiros a ser atendido. “O atendimento foi ótimo, este programa é importante para a cidade. Temos de ter preocupação com nossa saúde e com o bem estar de todo o mundo”, afirmou Sr. Geraldo, que participa do Mutirão pela segunda vez.
Mutirão – A consulta e os exames foram gratuitos, mas para ser atendido o interessado teve de se inscrever e participar de uma das palestras de conscientização. De acordo com Evanir Soares, uma das coordenadoras do Rotary, “o Mutirão superou as expectativas. O programa vem crescendo e se aperfeiçoando. Neste ano, por exemplo, reservamos 200 vagas para a zona rural, cujos moradores têm menos oportunidade de consultar um médico”, explica. “Também, graças aos parceiros, oferecemos lanches a todos os participantes”.
Os serviços oferecidos foram: exame de glicemia, para rastreamento da diabetes, vacinas de gripe, febre amarela, tétano, difteria e hepatite, verificação de pressão arterial, consulta médica para prevenção do câncer de próstata e solicitação de exame de sangue PSA. João Eustácio, morador do Bela Vista II, fez o exame de glicemia e recebeu o atendimento dos médicos e enfermeiros, “o mutirão é excelente, temos de largar de machismo e cuidar da nossa saúde e da nossa qualidade de vida”.
O presidente do Rotary Clube Paracatu, Amilton França, comemora os resultados. “A cada ano que passa, atendemos mais pessoas e a organização está melhor, com mais serviços disponíveis”. Segundo ele, “o alcance social desta iniciativa é extraordinário, cerca de 4% dos casos atendidos são encaminhados para tratamento posterior, ou seja, a cada mutirão, 40 homens têm um problema de próstata identificado e tratado a tempo”.
“Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros. Sem eles, não conseguiríamos fazer este evento”, afirma Amilton. O Rotary recebeu verbas do Seminário de Parcerias da Kinross para contratação de exames laboratoriais, que foram complementadas com recursos do clube, obtidos através do Baile da Colheita e dos diversos eventos festivos realizados ao longo do ano. O Rotary também contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Paracatu e o trabalho voluntário de médicos, enfermeiros e da equipe de apoio, formada por membros do Rotary Clube e Faculdade Tecsoma. Também apoiaram o evento a Farmácia Nacional, a Copasa e o Café Catu, que cederam lanches, café e água.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.