Nesta última sexta-feira, dia 08, a SDAS recebeu na Câmara Municipal os interessados em participar e tirar suas dúvidas quanto à implantação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, em audiência pública, cujo objetivo principal foi promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, com base no diagnóstico local do setor.
Paracatu largou na frente na corrida rumo à consolidação das políticas sociais da habitação, cumprindo compromisso firmado quando da sua adesão ao Sistema Nacional de Habitação Social – SNHIS
Identificadas as necessidades habitacionais, a oferta, os programas e ações e recursos para financiamento, o debate aberto entre a sociedade e o poder público estabelece soluções participativas para o encontro de saídas e soluções para as demandas crescentes por áreas para construção e imóveis na cidade. Vários temas lotaram de perguntas a mesa diretora do evento. A participação dos populares recaiu sobre as dúvidas quanto a posse legal dos imóveis e direitos de venda, aluguel e uso.
São as premissas do PMHIS: promover o fortalecimento institucional da Prefeitura Municipal quanto ao planejamento, organização e gestão da política habitacional; articular, monitorar e apoiar a atuação das instituições e organismos municipais que atuem na área; formular programas para viabilizar políticas de apoio à construção e/ou reforma de unidades habitacionais; viabilizar acesso à terra urbanizada e condições de moradia digna à população de menor renda.
Conduzindo os trabalhos da audiência estiveram o Secretário de Desenvolvimento e Ação Social – Thalles Ulhoa, o Engenheiro Civil – Alexandre Ribeiro e a Advogada Urbanística Dra. Vânia Kyrsner, com a coordenação a cargo de Luciano Ferreira da Silva (SDAS).
Uma das medidas anunciadas pelo Secretário foi a posse do novo Conselho Municipal de Habitação e também a consulta a instituições da cidade que já tem mapeada a situação de habitação das camadas mais empobrecidas da cidade, com vistas a formação de parcerias e complementação de dados, tais como as Lojas Maçônicas, o Rotary, dentre outras.
Seguro dos resultados da audiência, o Secretário Thalles afirma que: “Este é o primeiro contato com a população para discutir e colher informações daqueles que vivem estes problemas no seu dia a dia. Nada melhor que poder ouvir, analisar em conjunto e ir encontrando saídas para cada problema apresentado. Este é um programa que além de necessário do ponto de vista urbanístico, tem um alcance social extremo.”
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.