Entre relatos dos mais diversos trabalhos de Assistência Social e depoimentos emocionados de experiências das mais diversas, acadêmicos e professores de Paracatu falam da sua participação nesse momento histórico na educação, que destacou a cidade de Paracatu entre centenas de outros Municípios no Brasil.
A Professora Aretuza, do Curso de Agronomia e Engenharia Ambiental fez um relato acerca do trabalho da equipe que desenvolveu o trabalho em Tocantins.
Segundo Aretuza, o projeto é muito mais do que um programa de extensão, pois o significado para o aluno vai além: “-Nenhum dos obstáculos apresentados foram forte o bastante para nos impedir de realizar o que já estava programado, pois o projeto em si, nos desperta uma força de vontade, um espírito de liderança que vai além até do que é o objetivo do Projeto que é “transformar a comunidade a qual nos realizamos a operação”. Na verdade, nós é que somos e fomos transformados.” Disse a Professora que ainda destacou a emoção de participar do projeto: “-Cada momento que vivemos, foi como se deixasse deixou uma semente plantada em nós Rondonistas participantes do Projeto e na comunidade que nos recebeu.”
O Professor Pedro Toledo, também afirmou que o resultado do Projeto Rondon é ganho para a Comunidade e ganho para a Universidade que participa deste projeto, pois a troca de experiências entre as equipes do Brasil inteiro é um crescimento que não se consegue atingir em sala de aula. A equipe do Professor Pedro esteve durante 16 dias em Umbaúba, estado de Sergipe, onde desenvolveu oficinas de diversos temas.
A estudante do Curso de Engenharia Ambiental Welyda Maria Braga (foto 1)demonstrou a alegria de fazer parte de um momento tão importante e histórico. “-A gente é muito tocado ao conhecer cultura e valores diferentes em comunidades com todo tipo de carência e necessidade, mas que naquele momento tem como coisa mais importante da vida o nosso trabalho voluntário, como se fosse uma nova vida para eles.”
Raquel Inácio (foto 2), estudante, visivelmente emocionada, falou do seu crescimento ao perceber a simplicidade da necessidade das comunidades atendidas: “-A gente via o brilho nos olhos das crianças que recebiam um brinquedo feito de garrafas PET, os idosos que só queriam ser ouvidos e receberem atenção. Muitas vezes a gente recebia mais do que levava e isso foi muito emocionante e gratificante.” Afirmou a estudante do Curso de Engenharia Ambiental.
Professor Alex, do Curso de Direito apresentou o trabalho desenvolvido na cidade de Nossa Senhora Aparecida, estado de Sergipe, onde treinaram professores da rede pública, atenderam a população em um Núcleo de Prática Jurídica, fizeram palestras sobre coleta seletiva, saúde bucal e uma variedade de outros assuntos. “-Sempre depois das palestras, nós fazíamos atividades para que nossa passagem marcasse e mobilizasse a cidade inteira, deixando a nossa marca como crescimento para aquela comunidade.” Ressaltou Alex Ferreira Batista.
Dr. Willian José Ferreira (foto 3), diretor Geral da FINOM, parabenizou todas as equipes e destacou que a Faculdade FINOM tem por tradição o desenvolvimento deste tipo de trabalho, relatando passagens do Projeto Veredas. “-Nosso sentimento é que nós precisamos sempre fazer algo mais e acredito que estamos na Era da Responsabilidade Social.” Ressaltou Dr. Willian Ferreira.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.