Tendo como objetivo ações de médio e longo prazo, levando em consideração a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O plano é construído a partir da realidade local, observando o crescimento e contando sempre com a ajuda da população e parceiros, sendo privado ou público.
Na manhã desta quarta-feira foi realizada uma reunião na Casa de Cultura com parceiros do projeto onde foi abordado o tema “Cultura”. Elisangela Mesquita que representou a secretaria de Cultura deixou claro que mesmo com a mudança que a cidade vem tendo ainda é necessário fazer muito pela cultura, ainda ressaltou que a população precisa participar e ajudar o programa: “-Infelizmente ainda existem pessoas que acham que cultura ou a preservação cultural é um atraso, mas temos que conscientizar a população que cultura é geração de emprego, renda e sustentabilidade. Precisamos de parcerias, da participação dos artistas com opiniões, da sociedade civil, agentes culturais, o que necessitamos é da mobilização e de fortalecer a sociedade” comenta Elisangela Mesquita.
Para Lucivaldo Paz, superintendente da Fundação Conscienciarte o encontro é para discutir a cultura e colaborar para a cidade: “-Não vamos conseguir fazer de tudo, mas podemos ter a iniciativa para começar” afirma.
O projeto Paracatu 2030 é voltado para a comunidade e precisa do envolvimento de todos: “-Cada um tem que sentir dono desse trabalho, para que realmente funcione”, deixa a dica Geraldo Jânio secretario da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP).
O projeto tem como metas criar um Conselho de Cultura, garantir ao município que vão ser usados diretamente os 3% destinados para o fundo municipal da cultura, a valorização, estabelecer um plano de educação cultural na comunidade e nas escolas, envolvimento cultural e turismo.