Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais e artísticas da primeira edição do CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu. Promovido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), as oficinas de curta duração contemplam os seguintes temas: Escrita Criativa; Cultura Popular; Patrimônio Imaterial; e Empreendedorismo Cultural. Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o preenchimento das vagas, que são limitadas.
Agendado para o período de 5 a 8 de outubro, o CULTURAR é viabilizado por meio da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Kinross Paracatu e da Vale do Paracatu Bioenergia – VPA. Além das quatro oficinas, a programação terá apresentações artísticas de música, teatro, dança e folclore, exposição de livros de autores locais e uma exposição fotográfica sobre Afonso Arinos.
O evento será realizado na sede da própria Academia de Letras, em outros espaços do Centro Histórico do município e também no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Confira mais informações sobre cada oficina ofertada e como se inscrever:
ESCRITA CRIATIVA
Escreva um Rascunho – Oficina projetada para aspirantes a escritores e entusiastas da escrita. Conteúdo: – A rotina de um escritor profissional – Como estruturar um romance / técnicas de criação – Exercício prático – Como apresentar seu livro para uma editora ideal – Marketing para escritor – a importância dele.
INSTRUTOR: Raik Tavares Silva (Paracatu-MG) – Nasceu em João Pinheiro – MG em dezembro de 1992. Ele roteirista, escritor, comunicador, instrutor de storytelling, host do podcast LIVE COM O AUTOR e autor do livro Folhas Em Branco, A Essência da Escrita e Para Hoje, Respire e outros 5 livros.
Número de vagas: 15
Público-alvo: jovens (8 vagas reservadas para estudantes do IFTM)
Local: IFTM – Rodovia MG 188, S/N Km 167, Paracatu, MG
Data: 5 de outubro
Horário: 7h30
Duração: 2 horas
Link de inscrição: https://forms.gle/UsXWEtx3EcnRgbbR9
CULTURA POPULAR
História, Vergonha, Identidade – Oficina voltada para curiosos e iniciados na linguagem da palhaçaria. Dividida entre teoria/história e prática cênica/composição, a oficina busca construir nos indivíduos uma persona fundamentada nessa linguagem milenar.
A proposta pedagógica é a da experimentação do gestual da palhaçaria cênica através da exploração de exercícios que simulam alguns suportes clássicos da palhaçaria, como o palco, o picadeiro, e até mesmo a rua. Munidos do ideário e do vocabulário, os oficinandos podem experimentar associar as ideias da primeira parte da oficina ao fazer-ser da segunda parte.
Material: Solicita-se o uso de roupas confortáveis e cadernos de anotações.
INSTRUTOR: Junior “TAZ” Lima (Piracicaba-SP) –
Número de vagas: 20
Público-alvo: adultos
Local: Anfiteatro da Casa de Cultura – R. do Ávila S/N. Centro. Paracatu – MG
Data: 6 de outubro
Horário: 8h30
Duração: 4 horas
Link de inscrição: https://forms.gle/Z2JutsY7yJZGgDSs7
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Oficina de Teatro de Mamulengo – A oficina visa ampliar e aprofundar as possibilidades da comunicação oral integrando a linguagem do teatro de bonecos, estabelecendo a relações entre a cultura popular manifestada nas diversas regiões e a ação educacional patrimonial numa perspectiva dinâmica que integra: pensar, conhecer e interpretar. Inclui exercícios práticos das Técnicas de Manipulações, confecções dos bonecos com materiais alternativos.
INSTRUTOR: Coordenado por Walter Cedro, o Grupo Mamulengo Sem Fronteiras teve início no ano de 1996. São mais de 25 anos mantendo a tradição e atualidade dos bonecos populares, hoje o Sem Fronteiras compartilha essas experiências dando oficinas de mamulengo, teatro popular e participando de festivais importantes pelo Brasil por alguns países latinos e da Europa.
Número de vagas: 20
Público-alvo: qualquer idade
Local: Casa de Cultura (Sala de teatro e anfiteatro). R. do Ávila S/N. Centro. Paracatu – MG
Data: 7 de outubro
Horário: 8h30
Duração: 3 horas
Link de inscrição: https://forms.gle/gPyW28RZ5a8ASeuz7
EMPREENDEDORISMO CULTURAL
Do Papel à Execução: Elaboração de Projetos Culturais – A oficina tem por objetivo refletir e instrumentalizar artistas e agentes culturais sobre as principais etapas desde a elaboração até a execução de um projeto cultural. Conhecer e discutir sobre as etapas da produção, abre caminhos e espaços para novos empreendimentos na busca por sustentabilidade e manutenção de nossos trabalhos artísticos.
INSTRUTORA: Rosiane Aparecida Nogueira Martins – Produtora cultural, atriz e professora de teatro. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC/2019). Mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas pelo PPECO (UFRGS). Como produtora atua na cidade de Uberlândia desde 2011 e tem se consolidado produzindo projetos, espetáculos e eventos locais.
Número de vagas: 20
Público-alvo: adultos
Local: Academia de Letras do Noroeste de Minas – R. do Ávila n. 84. Centro. Paracatu – MG
Data: 7 de outubro
Horário: 14h
Duração: 4 horas
Material: pode levar notebook
Link de inscrição: https://forms.gle/NRWR46vnGKyAdKweA
SERVIÇO:
CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu
Local: Sede da ALNM, espaços do centro histórico e IFTM
Data: De 5 a 8 de outubro
Instagram: instagram.com/alnm_academiadeletras/
E-mail: [email protected]
Telefone: (38) 3671-1675