Além da área na Casa de Acolhida, no bairro Paracatuzinho, duas outras Hortas Comunitárias são mantidas pela parceria, uma na Escola Josino Neiva, no Bairro Bom Pastor e outra na Escola Ada Santana no Povoado São Sebastião em parceria com a Cáritas Diocesana.
Para potencializar a atenção com as hortas comunitárias, a Cáritas Diocesana realiza uma série de ações de assistência. Ésio Nascimento, acompanha de perto cada um dos casos. “-Esta produção é o resultado concreto de uma parceria de grande valor para a comunidade e fundamental para a segurança alimentar”, explicou
Os alimentos produzidos incluem legumes, hortaliças e verduras, e abastecem, primeiro, a própria instituição que acolhe pessoas em situação de rua, parte é distribuída aos moradores dos bairros próximos e o excedente, doado ao Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal.
Jesué Araújo Mesquita, Coordenador da Casa de Acolhida lembra que os resultados vão além do que simplesmente produzir alimentos. “-Durante o período de permanência das pessoas em situação de rua na casa de acolhida, os abrigados de forma voluntária, participam de várias oficinas visando a integração social e uma delas é de horticultura nesta horta comunitária que é totalmente agroecológica e orgânica. Além de ser um trabalho gratificante, voluntários e profissionais que atendem os abrigados consideram que a atividade como uma terapia ocupacional que proporciona melhoria na questão psicológica ensinando habilidades de comunicação e empatia”, explica o idealizador do Projeto das Hortas Comunitárias.
Nesta segunda-feira (31/07) representantes do Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal estiveram na Casa de Acolhida recolhendo parte da produção que irá ser distribuída a famílias de baixa renda no município de Paracatu.
A Secretária Municipal de Cidadania, Ana Maria Andrade Silva, entende que “os projetos das hortas comunitárias produzem mais que alimentos saudáveis para a população”. “-Além de produzir alimento saudável, o projeto traz a terapia para os abrigados, traz consciência coletiva para a comunidade e o sentimento de que todos fazem parte dessa ação social. Essa consciência é muito importante na formação da cidadania”, enfatiza Ana Maria.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
#Sandman #Euphoria #Dahmer #TheBoys #news #blog #comunica #not #reporter #a #midiadigital #noroestemineiro #facebook #youtube #tradutor #google #hotmail #mercadolivre #whatsapp #gmail #globo #uol #google #tradutor #previsãodotempo #olx #traduzir #netflix #yahoo #messenger #jogos #instagram #whatsappweb #outlook #clima #minecraft #bol #covid19 #coronavirus #pandemia #paracatu #paracatumg








