A Prefeitura de Paracatu assinou, na última quinta-feira, 29 de junho, um Termo de Cooperação Técnica com a Mitra Diocesana, o Município de Paracatu, e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPHAP), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para garantir a restauração e revitalização da Igreja Matriz de Santo Antônio.
A igreja teve sua construção iniciada, provavelmente, por volta de 1730. Entre as características marcantes da sua arquitetura está a ausência de torres sineiras no corpo da igreja, como a sua composição volumétrica. Essa particularidade – um traço da arquitetura religiosa goiana – se explica pelo povoamento da região ter influência da expansão paulista para os sertões de Goiás. Outra característica que chama a atenção é o conjunto de sete retábulos no seu interior, sendo os mais antigos e interessantes os do arco cruzeiro, em estilo joanino.
A promotora de Justiça Mariana Duarte Leão avalia que a cooperação para a reforma da Igreja Matriz demonstra o amadurecimento das instituições envolvidas. “A defesa do patrimônio cultural e sua preservação trazem benefícios para todos”, afirma.
O Secretário de Assuntos Jurídicos e Procurador do Município, Dr. Leandro Reis, ressalta que "o acordo firmado entre o Município e a Mitra, com a intervenção do MP, tem por finalidade garantir a restauração completa do principal patrimônio histórico de Paracatu, a Catedral de Santo Antônio.
"-Essa iniciativa é o fruto do reconhecimento da relevância do imóvel para a comunidade paracatuense e da necessidade de uma pronta intervenção. Entendemos que sem a participação do município, correria sérios riscos de a obra não acontecer no tempo necessário para garantir a sua preservação, o que poderia acarretar prejuízos irremediáveis para nossa cidade. Assim, a partir de uma comunhão de esforços, teremos o restauro da Catedral, com a qualidade e o respeito que lhes são devidos." Complementou Dr. Leandro.
O MPMG irá acompanhar e fiscalizar o cumprimento do termo de cooperação. Também irá destinar verbas para o Fundo Municipal de Cultura – FUMPAC, que poderão ser direcionadas para as obras da igreja matriz de Santo Antônio, a critério do gestor do fundo.
Fonte: MPMG
Fotos: Ascom Prefeitura e Arquivo Paracatu Net
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
#Sandman #Euphoria #Dahmer #TheBoys #news #blog #comunica #not #reporter #a #midiadigital #noroestemineiro #facebook #youtube #tradutor #google #hotmail #mercadolivre #whatsapp #gmail #globo #uol #google #tradutor #previsãodotempo #olx #traduzir #netflix #yahoo #messenger #jogos #instagram #whatsappweb #outlook #clima #minecraft #bol #covid19 #coronavirus #pandemia #paracatu #paracatumg
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.