Paracatu entra no circuito dos festivais literários de Minas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Se programe para uma nova temporada cultural.  A Fliparacatu (I Festival Literário de Paracatu), que promete projetar a cidade no cenário nacional de literatura e arte, será lançada no dia 17 de março, na Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua dos Ávila, s/n).

O lançamento contará com a presença do escritor e apresentador Zeca Camargo; do curador do evento, Tom Farias, e do presidente do festival, Afonso Borges, responsável pelos já consolidados Festivais Literários de Araxá (Fliaraxá) e de Itabira (Flitabira). A primeira edição da Fliparacatu, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto (quarta a domingo), no centro histórico, conta com o patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu.

“Acreditamos na potência desta iniciativa, que é transversal à arte, à literatura, à cultura negra, sem dizer do fomento ao turismo local. Por meio de investimentos em projetos que dialogam com os interesses da cidade, buscamos contribuir diretamente para o crescimento sociocultural de Paracatu”, afirma a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha.

O festival terá como tema: “Arte, Literatura e Ancestralidade”, trazendo como patrono o jornalista e escritor Paracatuense, Afonso Arinos. Dentre os destaques, contará com a exposição inédita que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do consagrado pintor, João Cândido Portinari. “A programação visa valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade, além de agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público”, explica o presidente e organizador do Festival, Afonso Borges.

Todas as atividades realizadas dentro da Fliparacatu serão gratuitas. Na grade de eventos, estão lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve.

“Os holofotes do setor cultural estarão voltados para Paracatu entre os dias 26 e 29 agosto, movimentando também o turismo, a gastronomia e outros segmentos da economia, com atração de visitantes”, complementa Borges.
Para entrar no clima, acompanhe mais informações sobre a programação do festival nas redes sociais @fliparacatu, twitter.com/Fliparacatu e facebook.com/fliparacatu.

Fonte: Marco Paulo Bahia

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button